Geral

2019 terá mais de 30 chuvas de meteoros visíveis da Terra

Até o fim do ano, pelo menos uma chuva de meteoros será visível

Foto: Reprodução

2019 terá chuvas de meteoros em todos os meses. É o que garante o pesquisador do Observatório Nacional Marcelo De Cicco, que acompanhou o levantamento do fenômeno que acontecerá até o final deste ano. 

No dia 18 de janeiro, a chuva Ursae Minorids terá um pico, podendo ser observada a olho nu no céu do país. Em fevereiro, a Centaurids terá seu auge no dia 8. Já em março, dia 15, será a vez da Normids riscar o céu, em 23 de abril a Lyrids e 24, a Puppids.

Porém, outubro e dezembro apresentam o maior número de chuvas: sete e oito respectivamente. Marcelo De Cicco, pesquisador do Observatório Nacional e coordenador do projeto Exoss, explica o motivo: “Ocorre que, no último quarto do ano, o denominado complexo das Taurids - um aglomerado de detritos de muitas passagens antigas de cometas, divide-se em dois ramos, e é atravessado pelo nosso planeta”.

Os meteoros são pequenos corpos celestes que se deslocam no espaço e entram na atmosfera da Terra, queimando parcial ou totalmente devido ao atrito com a atmosfera terrestre e ao contato com o oxigênio. Este fenômeno deixa um risco luminoso no céu, que é popularmente chamado de "estrela cadente". Eles não representam riscos para a Terra.

Quem registrar imagens de meteoros dessas chuvas pode enviá-las ao projeto Exoss, coordenado por Marcelo de Cicco, usando a ferramenta bolido.exoss.org.

Sobre a Exoss

A EXOSS é uma rede colaborativa, que busca conhecer as origens, natureza e caracterização de órbitas dos meteoros. Para isso, integra as estações de monitoramento montadas por seus associados, obtendo imagens em diversos locais – entre os quais, na sede do Observatório Nacional, no Rio de Janeiro, e no Observatório Astronômico do Sertão de Itaparica, também do ON, em Itacuruba, Pernambuco. Essa rede reúne e analisa, ainda, os relatos e imagens enviadas pelo público.

Na página da EXOSS na Internet é possível obter mais informações sobre a rede e ver maneiras de colaborar. A EXOSS também dá dicas de como fotografar meteoros, explica os fenômenos, oferece estatísticas de meteoros e meteoritos e orienta os interessados para fazer observação visual, além de mostrar imagens em tempo real das estações instaladas.

Pontos moeda