• Velocidade do vento

  • Previsão de chuva

  • Nascer do sol

  • Por do sol

Umidade relativa do ar: Índice de raios UV:

Banhistas fazem registros de embarcações perto da areia em Peracanga, Guarapari

Geral

Banhistas fazem registros de embarcações perto da areia em Peracanga, Guarapari

Os flagras foram feitos no final de semana

Aline Couto

Redação Folha da Cidade
Foto: Leitor/whatsapp

No último sábado (12), na Praia de Peracanga, banhistas fizeram registros de jet sky e bote com motor de hélice bem próximo a areia, passando entre as pessoas, inclusive crianças. As embarcações se dirigiam a beira da água e buscavam pessoas para levar as lanchas, que também estavam bem próximas.

A Marinha do Brasil foi procurada e informou em nota que por meio do Comando do Primeiro Distrito Naval e da Capitania dos Portos do Espírito Santo (CPES), não constatou nenhuma infração, uma vez que as embarcações estão fundeadas (ancoradas) em área permitida, conforme estabelecido na “Normas e Procedimentos da Capitania dos Portos do Espírito Santo” (NPCP-ES 2016), disponível para acesso em www.marinha.mil.br/cpes. “Cabe destacar que o local em questão é o único ponto da praia de Peracanga onde as embarcações (moto aquáticas e lanchas) podem ficar paradas. Caso queiram navegar, as embarcações a motor deverão manter distância mínima de 200 metros da praia”, diz parte da nota.

Foto: Leitor/whatsapp

A CPES ainda acrescentou que desde o início da Operação Verão, no dia 21 de dezembro de 2018, já foram realizadas 992 abordagens, que resultaram em 56 notificações e nove apreensões, a maioria por questões documentais da embarcação e do condutor.

A Marinha também foi questionada a respeito de disque denúncia caso a população se sinta lesada e queira denunciar a situação. “Sobre o canal para denúncia, a CPES coloca-se à disposição e conta com a colaboração da população para receber denúncias envolvendo a condução de embarcações, bem como de situações que representem riscos a segurança de banhistas e da navegação. Tais denúncias podem ser encaminhadas, preferencialmente, pelo aplicativo “Praia Segura ES”, disponível nos sistemas operacionais Android e IOS, que, além da descrição dos fatos, recebe fotos que complementam o registro. As denúncias também podem ser feitas por meio do telefone (27) 2124-6526 e do e-mail: [email protected] É importante que seja informado o número de inscrição das embarcações envolvidas, para facilitar a apuração dos fatos”, disse também em nota.

Foto: Leitor/whatsapp