Geral

Banhistas fazem registros de embarcações perto da areia em Peracanga, Guarapari

Os flagras foram feitos no final de semana

Aline Couto

Redação Folha da Cidade
Foto: Leitor/whatsapp

No último sábado (12), na Praia de Peracanga, banhistas fizeram registros de jet sky e bote com motor de hélice bem próximo a areia, passando entre as pessoas, inclusive crianças. As embarcações se dirigiam a beira da água e buscavam pessoas para levar as lanchas, que também estavam bem próximas.

A Marinha do Brasil foi procurada e informou em nota que por meio do Comando do Primeiro Distrito Naval e da Capitania dos Portos do Espírito Santo (CPES), não constatou nenhuma infração, uma vez que as embarcações estão fundeadas (ancoradas) em área permitida, conforme estabelecido na “Normas e Procedimentos da Capitania dos Portos do Espírito Santo” (NPCP-ES 2016), disponível para acesso em www.marinha.mil.br/cpes. “Cabe destacar que o local em questão é o único ponto da praia de Peracanga onde as embarcações (moto aquáticas e lanchas) podem ficar paradas. Caso queiram navegar, as embarcações a motor deverão manter distância mínima de 200 metros da praia”, diz parte da nota.

Foto: Leitor/whatsapp

A CPES ainda acrescentou que desde o início da Operação Verão, no dia 21 de dezembro de 2018, já foram realizadas 992 abordagens, que resultaram em 56 notificações e nove apreensões, a maioria por questões documentais da embarcação e do condutor.

A Marinha também foi questionada a respeito de disque denúncia caso a população se sinta lesada e queira denunciar a situação. “Sobre o canal para denúncia, a CPES coloca-se à disposição e conta com a colaboração da população para receber denúncias envolvendo a condução de embarcações, bem como de situações que representem riscos a segurança de banhistas e da navegação. Tais denúncias podem ser encaminhadas, preferencialmente, pelo aplicativo “Praia Segura ES”, disponível nos sistemas operacionais Android e IOS, que, além da descrição dos fatos, recebe fotos que complementam o registro. As denúncias também podem ser feitas por meio do telefone (27) 2124-6526 e do e-mail: [email protected]. É importante que seja informado o número de inscrição das embarcações envolvidas, para facilitar a apuração dos fatos”, disse também em nota.

Foto: Leitor/whatsapp
Pontos moeda