• Velocidade do vento

  • Previsão de chuva

  • Nascer do sol

  • Por do sol

Umidade relativa do ar: Índice de raios UV:

Cachoeiro intensifica prevenção e combate à hanseníase

Geral

Cachoeiro intensifica prevenção e combate à hanseníase

A hanseníase é uma doença infecciosa causada por bactéria. A transmissão acontece de pessoas doentes sem tratamento para pessoas saudáveis, pelas vias aéreas, por meio da tosse, espirro ou fala

Foto: Divulgação/PMCI

Neste mês, entre os dias 25 e 31, a serão realizadas ações do Janeiro Roxo, campanha nacional de combate à hanseníase. O objetivo é promover o diagnóstico precoce, o tratamento correto, além de difundir informações e desfazer preconceitos relacionados à doença.

Além dos atendimentos rotineiros realizados pelo Programa Municipal de Controle da Hanseníase, profissionais de todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município realizarão palestras e avaliação médica e de enfermagem em pacientes com suspeita da doença.

“A hanseníase tem sintomas iniciais bem discretos. Muitas vezes são notados apenas quando a pessoa já apresenta uma perda sensitiva, por exemplo. O diagnóstico precoce é fundamental para prevenção de riscos e sequelas para o paciente, por isso é importante orientar quanto aos sintomas e prevenção”, frisa a secretária Municipal de Saúde, Luciara Botelho.

Hanseníase

A hanseníase é uma doença infecciosa causada por bactéria. A transmissão acontece de pessoas doentes sem tratamento para pessoas saudáveis, pelas vias aéreas, por meio da tosse, espirro ou fala.

Entre os sintomas, estão surgimento de caroços e placas em qualquer local do corpo e a diminuição da força muscular. Também surgem manchas esbranquiçadas ou avermelhadas na pele, podendo ter alteração da sensibilidade para calor, frio, dor e até mesmo o toque. Em algumas áreas, pode haver diminuição do suor e de pelos. Sensações de formigamento, fisgadas ou dormência nos pés e mãos são outros sinais.

Diagnóstico e Tratamento

O diagnóstico precisa ser feito o quanto antes. Quanto mais cedo o tratamento for iniciado, menores são as agressões aos nervos e é possível evitar complicações. O paciente que inicia o tratamento não transmite a doença a familiares, amigos, colegas de trabalho ou escola.

O tratamento da hanseníase é simples. Em qualquer estágio da doença, o paciente recebe gratuitamente os medicamentos para ingestão via oral. Seguindo corretamente o tratamento que leva de seis meses a um ano, o paciente fica curado.

Confira o cronograma das atividades nas UBS

Dia 25 – Palestra de prevenção e combate à Hanseníase e consulta médica

Coramara - 7h30 às 13h

Amaral - 8h

Recanto - 7h30

Dia 28 - Palestra de prevenção e combate à Hanseníase e consulta médica

Zumbi - 7h30 às 15h30

Burarama - 7h30 às 13h

Coutinho - 7h30

Gironda - 10h

Itaoca - 8h30

Dia 29 - Palestra de prevenção e combate à Hanseníase e consulta médica

Soturno - 7h30 às 11h30 e das 13h às 15h30

Córrego dos Monos - 8h30 , com café da manhã.

Alto União - 8h30

Dia 30 - Palestra de prevenção e combate à Hanseníase e consulta médica

Gilson Carone - 8h e 13h

Valão - 8h

Vila Rica - 8h

Aeroporto - 8h

Novo Parque - 9h

Conduru - 8h

Otton Marins - 7h20

São Vicente - 8h às 12h e de 13h às 15h

*Praça Jerônimo Monteiro - das 8h às 11h, panfletagem para esclarecimento da população sobre a doença e atendimento.

Dia 31 - Palestra de prevenção e combate à Hanseníase e consulta médica

Parque Laranjeira - 8h

Aquidaban - 8h

Independência – 8h às 11h

Monte Verde - 13h às 16h

IBC - 8h