• Velocidade do vento

  • Previsão de chuva

  • Nascer do sol

  • Por do sol

Umidade relativa do ar: Índice de raios UV:

Campanha vai conscientizar banhistas sobre atitudes corretas nas praias de Vitória

Geral

Campanha vai conscientizar banhistas sobre atitudes corretas nas praias de Vitória

Uma equipe multidisciplinar realizará abordagens educativas nas praias visando a sensibilização dos frequentadores sobre a importância do ambiente praial

Foto: Yuri Barichivich

Neste final de semana tem início uma campanha de orientação sobre atitudes corretas nas praias de Vitória. Trata-se da 29ª edição da campanha Praia Limpa, realizada pela Secretaria de Meio Ambiente da Capital (Semmam), através da Gerência de Educação Ambiental. O objetivo é conscientizar os banhistas para conservar a orla.

De acordo com a Prefeitura Municipal de Vitória (PMV), uma equipe multidisciplinar realizará abordagens educativas nas praias de Vitória visando a sensibilização dos frequentadores sobre a importância do ambiente de praia, bem como as atitudes adequadas que cada cidadão deve adotar nesses espaços.

Além das abordagens aos banhistas, serão conscientizados também comerciantes e ambulantes, assim como outros trabalhadores que atuem nas prais, para a adoção de práticas sustentáveis que visam à preservação da orla e da restinga. A campanha contemplará quatro temas em 2019: restinga, balneabilidade, resíduos (projeto Vitória Cidade Limpa) e animais em praias (guarda responsável).

Programação

No próximo sábado (12), as equipes estarão na Ilha do Frade e, no domingo (13), na praia de Camburi. No dia 19, será a vez da Curva da Jurema e, no dia 20, a equipe retorna à Ilha do Frade. Fechando a campanha, no dia 26, as abordagens acontecerão na Ilha do Boi e, no dia 27, em Camburi.

As abordagens educativas acontecerão das 9 às 13 horas. Também haverá atividades da campanha no estande montado na Arena Procon Vitória, em Camburi, de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas.

Campanha

Com o aumento do número de banhistas durante o verão, os ambientes costeiros ficam ainda mais vulneráveis à ação humana. Sendo assim, a Semmam realiza, desde o início da década de 90, a campanha.

Este ano, a campanha foi lançada no Réveillon de Camburi, com a apresentação no telão de um vídeo mostrando a diversidade e a beleza exuberante das praias, que estão protegidas pelo decreto nº 17.342, que cria a Área de Proteção Ambiental Municipal Baía das Tartarugas.

A ação foi uma parceria entre Semmam, Companhia de Desenvolvimento, Inovação e Turismo (CDV), Secretaria de Cultura (Semc) e institutos ECOMARIS e Últimos Refúgios.

Trabalho educacional

"Esse é um trabalho educacional que é feito anualmente para mostrar a quem utiliza as nossas praias as condutas que esperamos de todos os usuários. As praias de Vitória possuem uma extensa faixa de plantação de restinga e, por isso, são preservadas por lei e existe uma fiscalização atuante para reprimir excessos. Apostamos no bom senso e na educação ambiental para informar aos usuários o que pode ou não ser feito na orla", destacou o secretário de Meio Ambiente em exercício, Ademir Barbosa Filho.

Equipes

Da Semmam estarão envolvidos servidores das Gerências de Educação Ambiental, Fiscalização, Controle Ambiental, Pesquisa e Monitoramento de Ecossistema e também Áreas Verdes.

A Secretaria de Saúde (Semus), através do Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA), e a Secretaria de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana (Setran), realizarão atividades educativas.

As abordagens também contarão com a participação de alunos da Faculdade de Direito de Vitória (FDV).

Parcerias

A campanha Praia Limpa conta com parceria e participação da ONG Avalanche, que fará ações de intervenção urbana nas praias e também na Arena Vitória Verão.

A campanha também contará com as parcerias dos Institutos Ecomaris, Últimos Refúgios, Baleia Jubarte, Instituto de Pesquisa de Reabilitação de Animais Marinhos (IPRAM) e Associação dos Moradores e Proprietários e Amigos da Ilha do Frade (SAMIFRA).

O projeto PEGADA, que é uma organização comunitária não governamental que atua no resgate de animais marinhos e no combate à pesca predatória, também fará parte da campanha.