Réveillon 2019

Geral

Confira a previsão do tempo para os primeiros dias de 2019 no ES

Na quarta-feira (02), a previsão é de sol entre algumas nuvens. As temperaturas voltam a subir em todas as regiões, e não há previsão de chuva

Thamiris Guidoni

Redação Folha Vitória
Foto: THAMIRIS GUIDONI

O ano de 2019 começa com as características típicas de janeiro: calor e muita umidade pelo Brasil. Não tem previsão de chegada de frente fria para o primeiro dia do novo ano, mas com a grande disponibilidade de ar quente e úmido, muitas nuvens carregadas crescem pelo país.

De acordo com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), nesta terça-feira (1º), o sol aparece entre poucas nuvens em todo o Espírito Santo. Na região Sul e Serrana, as nuvens aumentam ao longo do dia, e provocam pancadas de chuva isolada a partir da tarde. Nas demais regiões, faz calor e não há previsão de chuva.

Previsão para o Brasil

Segundo o Instituto Climatempo, o primeiro dia de 2019 tem sol e pancadas de chuva com raios à tarde e à noite por quase todo o Brasil. Não deve chover em Roraima, no sul de São Paulo e nem no leste dos estados da Região Sul. As capitais e o litoral do Sul do Brasil e também Boa Vista, a capital de Roraima, passam o dia 1 de janeiro com muito sol e calor.

Mas 2019 começa com alerta para temporais para áreas como a Grande Belo Horizonte, o centro-oeste, Zona da Mata, o Sul de Minas, a região serrana do Rio de Janeiro e a divisa de Minas com o Rio de Janeiro, Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso, Amazonas, Rondônia, Tocantins e o centro-sul do Pará.

O sol e o tempo seco vão predominar no primeiro dia de 2019 no Vale do Jequitinhonha, que teve dias de muita chuva no fim de dezembro de 2018, em Salvador e por quase toda a Bahia, em Sergipe e pelo sertão do Nordeste.

Primeiro fim de semana

No primeiro fim de semana de 2019, 5 e 6 de janeiro, a passagem desta frente fria pelo litoral sul do Rio de Janeiro vai estimular o aumento da chuva sobre este estado e também em áreas do centro-sul de Minas Gerais. Mas esta frente fria deve se afastar do Brasil em seguida e não chega ao Espírito Santo.

Pontos moeda