Geral

Confira os melhores lugares da GV para ver a superlua na madrugada de domingo para segunda-feira

Fenômenos serão visíveis em todo o Brasil. O próximo eclipse total só será visível para os brasileiros em 2022

Thamiris Guidoni

Redação Folha Vitória
Foto: Reprodução/ Prefeitura de Vitória

Na madrugada de domingo (20) para segunda-feira (21), as pessoas poderão ver o eclipse total da Lua em todo o Brasil. O fenômeno está previsto para começar a partir das 0h37 (horário de Brasília).

O próximo eclipse total só será visível no Brasil em 2022. Neste instante, a Lua ficará um pouco menos brilhante, mas a diferença não será perceptível a olho nu (é o chamando eclipse penumbral). O início do eclipse parcial será a 1h34, quando a Lua começará a ficar com um pontinho escuro e vai ficando cada vez mais escura.

O início do eclipse total será às 2h41: a Lua adquire uma cor avermelhada (a chamada Lua de Sangue) durante toda a fase do eclipse total. A duração do eclipse será de 1h02, ou seja, até 3h43 a Lua vermelha ainda poderá ser vista. A partir desse horário, a Lua volta a ficar cada vez mais iluminada, até o final do eclipse parcial que será às 04h51. O eclipse penumbral terminará às 05h48. No mesmo dia, às 18h (Hora de Brasília) a Lua estará em seu ponto mais próximo da Terra, o perigeu. Por isso, a Lua Cheia da noite do dia 20 para 21, quando vai ocorrer o eclipse total da Lua, será visivelmente mais iluminada e com disco aparente maior, a chamada Super Lua.

Josina Nascimento, pesquisadora do Observatório Nacional, explica o que é um eclipse lunar: “É quando a Lua passa pela sombra da Terra. O eclipse será total se a Lua estiver totalmente mergulhada na umbra, será parcial se a Lua estiver parcialmente na umbra e será penumbral quando a Lua passar somente pela penumbra”.

Para saber os instantes do eclipse para as localidades que não estão no fuso da Hora de Brasília, basta levar em conta o fuso. Com o horário de verão, o fuso de Brasília passa a ser -2. Para quem está no fuso de -3 horas, basta subtrair uma hora, para quem está no fuso de -4, basta subtrair 2 horas e para quem está no fuso de -5 basta subtrair 3 horas.

Na Grande Vitória há vários pontos legais para acompanhar o eclipse e a formação da 'Superlua'. Veja alguns pontos:

--> Vitória

- Parque da Fonte Grande, em Vitória

- Pedra da Cebola

- Praia de Camburi

- Ilha do Boi

- Ilha do Frade

--> Vila Velha

- Morro do Moreno

- Praia da Costa

--> Cariacica

- Roda d'agua

--> Viana

- Rampa do Urubu

--> Serra

- Mirante de Nova Almeida da Igreja Reis Magos

Confira abaixo a entrevista com Josina Nascimento, pesquisadora do Observatório Nacional:

O que é um eclipse?

Um eclipse ocorre sempre que um corpo entra na sombra de outro. Todo corpo extenso, ou seja, que não é um ponto, produz duas regiões de sombra: umbra e penumbra. A umbra é a região da sombra que não recebe luz de nenhum ponto da fonte luminosa e a penumbra é a região da sombra que recebe alguma luz da fonte luminosa.

O que é Lua de Sangue?

É assim chamado o efeito laranja avermelhado que a Lua assume durante o eclipse total. Na fase de totalidade, quando toda a Lua está mergulhada na umbra, nós vemos a Lua sem receber luz direta do Sol, mas alguma luz do Sol atinge a superfície da Lua através da atmosfera da Terra e algumas faixas de frequência da luz solar são filtradas, exatamente como acontece nos crepúsculos matutino e vespertino que estamos acostumados a ver antes do nascer do Sol e após o pôr do Sol.





Sobre o Eclipse

Este eclipse será o mais longo do século XXI. Sua totalidade irá durar 1 hora e 43 minutos. Porém, quando a Lua aparecer no horizonte leste brasileiro ao final da tarde, ela já estará eclipsada. Somente a metade final do eclipse poderá ser observada do nosso país. Mas isso não é motivo de desânimo: dependendo da localidade, ainda será possível observar a Lua saindo lentamente da sombra da Terra por aproximadamente uma hora.

Os recifenses serão os primeiros a avistar o eclipse. Lá, a Lua aparecerá no céu às 17h15. Várias outras cidades nas regiões Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul também poderão acompanhar a fase total do eclipse, que termina às 18h13.

Se as expectativas dos astrônomos se confirmarem será um eclipse de grandes proporções. 13 minutos depois das 18 horas a Lua vai sair da sombra mais escura, quando se inicia o eclipse parcial até às 19h19. O ápice do fenômeno acontece quando a Lua entrar na chamada fase penumbral, resultado da entrada da Lua na sombra mais clara. O final está preciso para 20h29.

Confira o horário do nascer da Lua para algumas capitais brasileiras na tabela abaixo:

Nascer da Lua

- Vitória 17h18

- Belo Horizonte 17h34

- Fortaleza 17h36

- Rio de Janeiro 17h26

- Brasília 17h57

- Natal 17h19

- Salvador 17h22

- Curitiba 17h47

- Porto Alegre 17h46

- São Paulo 17h39

- Florianópolis 17h40

- Recife 17h15

Nas localidades onde a Lua nasce após as 18h13, será possível observar somente a fase parcial, quando a Lua sai da região mais escura da sombra terrestre. A fase parcial termina às 19h19. Após esse horário ainda será possível acompanhar a fase penumbral, que ocorre até as 20h28. Entretanto, a fase penumbral é muito sutil e quase imperceptível a olho nu.Para observar o eclipse, procure um local com o horizonte leste desimpedido. Não é necessário tomar precauções com a visão. Binóculos, lunetas e outros instrumentos podem ser usados para apreciar o fenômeno.

Eclipses Lunares ocorrem quando a Lua atravessa a região de sombra que a Terra projeta no espaço. São eventos relativamente frequentes, que ocorrem pelo menos duas vezes por ano em algum lugar da Terra. O último eclipse lunar total visível do Brasil ocorreu em 27 de Setembro de 2015 e o próximo será em 21 de Janeiro de 2019.

Os eclipses lunares se desenvolvem em três fases principais: penumbral, parcial e total. A fase penumbral ocorre primeiro, e é quase imperceptível a olho nu. Nessa fase, a Lua atravessa a região mais externa do cone de sombra da Terra, a penumbra, onde a escuridão não é total.

Quando a Lua começa a penetrar na região mais central da sombra terrestre, chamada umbra, inicia-se a fase parcial. Durante essa fase, é possível acompanhar a sombra terrestre lentamente preenchendo o disco lunar. Quando a Lua finalmente se encontra inteira na umbra inicia-se então a fase total.

Durante o eclipse total, a Lua adquire uma coloração avermelhada, provocada pela refração da luz solar pela atmosfera terrestre. Nos últimos anos o termo “Lua de Sangue” passou a ser utilizado popularmente para descrever esta aparência avermelhada da Lua durante a totalidade, porém esse termo não é comum entre os astrônomos.

Após o término da fase total, temos novamente a fase parcial e finalmente a penumbral. A duração completa deste eclipse incluindo todas as fases será de 6 horas e 13 minutos.

Pontos moeda