Geral

Há mais de 20 anos, passagem de caminhões causa prejuízos em Santa Teresa

Prefeitura ainda estuda rota alternativa e diz que nada será feito até conclusão de um estudo técnico

Foto: arquivo pessoal
Caminhão pesado circulando pela cidade

Há mais de 20 anos, o trânsito de caminhões de grande porte pelo município de Santa Teresa, na região Serrana do estado, tem causado transtornos aos moradores da cidade. Segundo a representante da Associação de Moradores de Santa Teresa, Andrea Gasparini Maciel, a passagem dos veículos já danificou hidrante, fachada de casa e causou rachaduras nas paredes de prédios históricos.

"Primeiro, houve todo um processo de incentivo de plantio de eucalipto, mas nenhuma política pública foi feita para barrar o trânsito. Com isso, vários caminhões com cargas diversas começaram a passar pela cidade. Existe uma rota alternativa, mas o trajeto possui 8 km a mais e a estrada não é asfaltada", afirma Andrea.

O prefeito do município, Gilson Amaro, afirmou que, no momento, não trabalha com a possibilidade de restringir completamente a passagem dos caminhões pela cidade, mas pretende implementar regras que impõe limites para o tráfego como medida paliativa.

Foto: arquivo pessoal
Prédios históricos danificados por causa de incidentes envolvendo caminhões na cidade

"Nós trabalhamos com vários interesse envolvidos e, no momento, não vemos a possibilidade de restringir completamente a passagem de caminhões por Santa Teresa. Como medida paliativa, pretendemos fazer a implementação de regras para impor limites para o tráfego dos caminhões dentro da cidade", diz Amaro.

De acordo com o prefeito, nada será feito até que um estudo técnico seja realizado. "Vamos conversar com o Detran sobre a rota alternativa, mas ainda não sabemos qual será. A alternativa é a construção do contorno. Já contratamos o processo de viabilidade e estamos esperando o processo de execução da obra", complementa.

Por meio de nota, o Departamento de Estradas de Rodagem do Espírito Santo (DER) informou que o decreto que impede a circulação de caminhões em áreas de Santa Teresa é municipal e não estadual. Sobre as placas de sinalização, o DER, como órgão estadual, afirmou que não recebeu nenhuma solicitação para instalação das placas.

Proibição

No último sábado (12), entrou em vigor um decreto da prefeitura que proíbe manobra e estacionamento de caminhões sobre as calçadas do município. De acordo com o decreto, a prefeitura adotará medidas cabíveis para coibir a prática. Uma delas será a instalação de balizadores sobre as calçadas.

"Os caminhões sobem nas calçadas, porque não conseguem curvar devido ao tamanho dos veículos. Em 2002 os caminhões eram menores e já subiam sobre as calçadas. Hoje, os caminhões que circulam sobre as calçadas são de cerca de 15 metros e não cabem na cidade, que continua com suas ruas estreitas da época de sua fundação", comenta Andréa.

Pontos moeda