Geral

Visitação gratuita a navio da Marinha resulta em fila de mais de 250 metros em Vitória

Mais de três mil pessoas passaram pelo Porto de Vitória para realizar a visitação

Gustavo Fernando

Redação Folha Vitória
Foto: Gustavo Fernando

Nem o forte calor deste domingo (6) foi capaz de afastar o público que desejava conhecer o Navio-Escola "Brasil", da Marinha do Brasil, aberto para visitação gratuita no Porto de Vitória. A visita, que começou às 14h30, resultou em uma fila de mais de 250 metros. 

Apesar da visitação atrair mais de três mil pessoas, nem todo mundo conseguiu ver de perto a rotina dos marinheiros e do navio-escola. 

Para aguentar a longa espera, de mais de duas horas, turistas e moradores da Grande Vitória tinham à disposição um vasto cardápio oferecido por vendedores ambulantes, que aproveitaram a oportunidade para lucrar. O vendedor Carlos Silva, que chegou ao local às 13h30, esperava comercializar mais de 300 garrafinhas de água durante o período de visitação. Para isso, contava com a ajuda do forte calor para alcançar o objetivo. 

Longa Fila

Uma das primeiras da fila, a vigilante Vanilda Ferreira, que estava acompanhada da família, elogiou o passeio: "Essa foi a minha primeira vez que vi um navio de perto. Valeu a pena". 

O visitante Eduardo Vieira dos Santos chegou a região do Porto de Vitória às 14 horas. Com mais de duas horas na fila, e na companhia da esposa, filhos e sobrinhas, ele garante que o tempo de espera é válido para um passeio fora da rotina.

Foto: Gustavo Fernando

Navio-Escola "Brasil"

A estadia no Porto de Vitória faz parte da comissão de passagem de função à nova tripulação do navio, que realizará a 33ª Viagem de Instrução de Guardas-Marinha (VIGM), que tem os propósitos de complementar, com ênfase na experiência prática, a formação dos futuros Oficiais da Marinha do Brasil. Ao término da viagem, os Guardas-Marinha serão nomeados Segundos-Tenentes e distribuídos por todo o País, nos diversos navios e organizações militares da Marinha.

O Navio-Escola “Brasil” foi construído pelo Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro, a partir de um projeto desenvolvido pela Diretoria de Engenharia Naval, ambos órgãos da Marinha do Brasil. Sua construção foi iniciada em setembro de 1981 e, após dois anos, no dia 23 de setembro de 1983, o navio foi lançado ao mar, tendo sido incorporado à Marinha em 21 de agosto de 1986. 

Pontos moeda