• Velocidade do vento

  • Previsão de chuva

  • Nascer do sol

  • Por do sol

Umidade relativa do ar: Índice de raios UV:

Novo arcebispo de Vitória toma posse neste sábado durante missa na Catedral

Geral

Novo arcebispo de Vitória toma posse neste sábado durante missa na Catedral

A celebração Eucarística acontece a partir das 10 horas. Dom Dário será o 4º arcebispo da Arquidiocese

Iures Wagmaker

Redação Folha Vitória
Foto: Pascom / Paróquia de Iúna

A Arquidiocese de Vitória passa a ter um novo arcebispo a partir deste sábado (05), quando Dom Dario Campos, tomará posse durante a missa celebrada na Catedral Metropolitana, à partir das 10 horas.

Dom Dário será o 4° Arcebispo Metropolitano da Arquidiocese, sucedendo o então arcebispo emérito e administrador apostólico da arquidiocese, Dom Luiz Mancilha Vilela.

O novo arcebispo foi nomeado pelo Papa Francisco no dia 7 de novembro de 2018. Dom Dário vem transferido da diocese de Cachoeiro de Itapemirim. Na época da nomeação, ele afirmou que recebeu a notícia com muita alegria e que está muito disposto a assumir esse pedido do Papa, de estar junto ao povo, trabalhando por uma Igreja unida e uma sociedade mais igualitária.

“Saio de Cachoeiro com o coração partido, pois fiz uma caminhada muito bonita e com muitos amigos, mas vou para Vitória com o coração transbordando de carinho ao encontro de todos”, afirmou o novo arcebispo de Vitória.

Perfil eclesiástico

Dom Dario é capixaba, nascido em Castelo no dia 9 de junho de 1948. É franciscano da Ordem dos Frades Menores (OFM). Fez profissão religiosa em 10 de janeiro de 1975 e foi ordenado sacerdote em 8 de dezembro de 1977.

Foi nomeado bispo coadjutor de Araçuaí, MG, em 5 de julho de 2000, e de 2001 a 2004 exerceu a missão de bispo diocesano de Araçuaí. De 2004 a 2011 bispo diocesano de Leopoldina, MG. Em 27 de abril de 2011 foi nomeado bispo de Cachoeiro de Itapemirim e tomou posse em 10 de junho de 2011.

Atividades e funções desempenhadas por Dom Dario como Bispo:

“Bispo Coadjutor de Araçuaí-MG (2000-2001); Bispo de Araçuaí-MG (2001-2004); Bispo de Leopoldina-MG (2004-2011); Membro do CEP Regional Leste 2; Membro do Conselho Permanente da CNBB; responsável pelo Setor Vocações e Ministérios (2002-2006); responsável pelos Presbíteros Leste 2 e SAV (2006-2010); Vice-presidente do Regional Leste 2 da CNBB; Bispo de Cachoeiro de Itapemirim.

Atividades desenvolvidas antes do Episcopado

Vigário Paroquial; promotor vocacional; mestre de noviços; mestre dos estudantes de filosofia; guardião do convento de São Bernardino; guardião do convento São Francisco das Chagas; diretor do Colégio Santo Antônio em Belo Horizonte-MG; definidor provincial e vice-provincial; presidente da Conferência das Províncias Franciscanas do Brasil; visitador geral nas províncias franciscanas de Mato Grosso, Goiás, Santarém, Triângulo Mineiro; vice-presidente da CRB-MG; Provincial (1995-2000).