Geral

Novo design! Veja como serão os ônibus do Transcol com ar-condicionado

Nesta sexta-feira (18), a Secretaria de Estado dos Transportes e Obras Públicas (Setop) divulgou imagens de como serão os novos veículos

Divulgação/Governo
Divulgação/Governo

A partir de junho deste ano, a frota de veículos do Sistema Transcol começará a receber os primeiros ônibus com ar-condicionado, que vão operar nas linhas troncais (terminal x terminal). Nesta sexta-feira (18), a Secretaria de Estado dos Transportes e Obras Públicas (Setop) divulgou imagens de como serão os novos veículos.

De acordo com o governador Renato Casagrande, esse é início de recuperação do sistema e a meta é, até o final de 2022, renovar mais de mil ônibus da frota. “Também uma decisão importante é que nós vamos solicitar às empresas que comecem a circular com ônibus com ar-condicionado. Nesse ano, serão 100 ônibus renovados, todos eles com ar-condicionado e até o final de 2022 teremos praticamente 600 ônibus, que são aqueles que ligam os terminais, as linhas troncais”, detalhou.

Segundo o secretário de Estado dos Transportes e Obras Públicas, Fábio Damasceno, as empresas já estão viabilizando a aquisição dos novos veículos. “Agora o Estado está cumprindo o contrato e podemos cobrar que as empresas cumpram a parte delas. Isso passa pela renovação da frota, conforme previsto. As empresas que operam o sistema já estão viabilizando a compra de novos veículos junto aos fornecedores, que devem efetuar a entrega dos primeiros veículos até junho”, comentou o secretário.

Damasceno destacou ainda que essa é mais uma das ações para a melhoria do transporte público na Região Metropolitana. “Precisamos atrair o usuário para o transporte público e a oferta de ônibus com ar-condicionado vai ajudar nisso. Mas teremos mais investimentos que serão anunciados nos próximos meses. É importante frisar que esta será uma gestão que vai entregar melhorias efetivas para a população durante todo o período do mandato e já começamos com o início da renovação da frota que opera no Sistema Transcol”, destacou.

Pontos moeda