Geral

Operação Verão: Marinha do Brasil fiscaliza embarcações nas praias do litoral capixaba

Neste período de fiscalização, já foram realizadas 1.184 abordagens, que resultaram em 62 notificações e 08 apreensões

Foto: Andressa Balbi

Com a grande movimentação de banhistas e maior tráfego aquaviário, a preocupação com acidentes envolvendo embarcações no litoral capixaba cresce durante o verão. A fiscalização completa 30 dias nesta terça-feira (21) e busca diminuir o número de infrações, assim como levar orientação aos condutores de embarcações.

Em nota, a Marinha do Brasil, por meio do Comando do Primeiro Distrito Naval e da Capitania dos Portos do Espírito Santo (CPES), informa que neste período de fiscalização, já foram realizadas 1.184 abordagens, que resultaram em 62 notificações e 08 apreensões, a maioria por questões documentais da embarcação e do condutor.

A capitania explica, que durante a "Operação Verão" as ações de monitorar embarcações são intensificadas, com foco na verificação da habilitação dos condutores, documentação da embarcação, material de salvatagem (coletes e boias), extintores de incêndio, luzes de navegação, a lotação e o estado da embarcação. Além disso, informa que são utilizados etilômetros, tendo em vista que é proibido o consumo de bebidas alcoólicas pelos condutores. 

Multas e Notificações

A Marinha do Brasil destaca, que os condutores que descumprirem as normas da autoridade marítima estão sujeitos a notificações, que poderão se transformar em autos de infração, cujas sanções vão desde multa até a apreensão da embarcação.

Denúncias

A Capitania informa que denúncias podem ser encaminhadas para a CPES por meio dos seguintes canais:

>> Aplicativo PRAIA SEGURA: disponível para "download" gratuito em ANDROID e IOS;

>> E-mail: [email protected]

>>Telefone: ‪‪(27) 2124-6526‬‬

Pontos moeda