Geral

Sem refrigeração, Centro de Saúde suspende vacinação em Guarapari

Desde de segunda-feira (14) a vacinação no Centro de Saúde está suspensa por problemas de armazenamento

Aline Couto

Redação Folha da Cidade
Foto: Reprodução

Ontem (15), a redação do folhaonline.es recebeu a informação que o Centro Municipal de Saúde suspendeu a vacinação na segunda-feira. O local estaria sem ar condicionado e não teria como refrigerar as vacinas, correndo o risco de estragar.

Segundo informações de uma fonte que preferiu não se identificar, os funcionários não estariam conseguindo manter a temperatura necessária para conservar as vacinas e por isso evitando o abrir e fechar da geladeira para que não inutilizasse as vacinas. “As funcionárias falaram que vão manter a suspensão até que a sala fique gelada novamente dando condições de manipular a geladeira sem o perigo de perder as doses”, disse a fonte.

A prefeitura de Guarapari foi questionada sobre um posicionamento a respeito do conserto do ar condicionado e respondeu em nota. “Assim que Secretaria Municipal de Saúde tomou ciência da situação, a equipe de manutenção foi enviada ao local e a situação já foi solucionada”.

Mas na manhã de hoje (16), a mesma pessoa que informou sobre a vacinação parada ontem retornou ao Centro Municipal de Saúde e não conseguiu novamente se vacinar. “O foi passado é que a Secretaria esteve no local ontem, mas o problema ainda não foi resolvido. Parece que ficaram de remanejar hoje o ar de outra sala. O que fizeram não foi suficiente para o retorno da aplicação das vacinas e perdi mais um dia vindo aqui”, relatou a fonte.

Atualizado dia 16/01 às 14h08

A prefeitura foi novamente procurada e respondeu que ontem a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) realizou a manutenção, mas a madrugada o condensador do ar apresentou problemas. “A equipe já está tomando providências para resolver a situação o mais rápido possível”.  

Pontos moeda