Geral

Sistema para tirar carteira de identidade com hora marcada agiliza serviço em Cachoeiro

Para fazer o agendamento, basta acessar o site

Foto: Reprodução TV Vitória

Há oito meses, não é mais necessário enfrentar fila na Casa do Cidadão de Cachoeiro para dar entrada no processo de emissão da carteira de identidade, graças ao sistema de agendamento online implantado pela prefeitura em parceria com a Dataci, empresa de tecnologia da informação do município, e o governo estadual.

Mais de 8 mil agendamentos já foram feitos por meio da ferramenta, que permite ao usuário marcar pelo site agendamento.cachoeiro.es.gov.br o dia e o horário para o atendimento na unidade, que funciona na avenida Beira Rio, junto à agência do Sine. No local, é fornecida a primeira e segunda via do documento de identidade e o atestado de bons antecedentes.

De acordo com o coordenador da Casa do Cidadão, Aissam El Aridi, além de agilizar o processo, o sistema possibilitou a ampliação do número de atendimentos. “Realizávamos um total de 300 atendimentos por semana. Atualmente, são mais de 400, uma média de 80 pessoas por dia”.

Para otimizar ainda mais o serviço, o coordenador ressalta que é importante que o usuário da ferramenta, ao não poder comparecer ao horário marcado, informe à Casa do Cidadão com máxima antecedência, para disponibilização da vaga a outros usuários.

Agendamento

Para fazer o agendamento, basta acessar agendamento.cachoeiro.es.gov.br, selecionar a categoria "SINE- Documentos" e, em seguida, escolher um dos serviços: emissão de carteira de identidade (manhã ou tarde) ou emissão de atestado de antecedentes. Depois, o usuário deve escolher data e horário disponíveis no sistema e preencher os dados pessoais.

Idosos e pessoas com deficiência não precisam de agendamento, pois têm guichê exclusivo para atendimento presencial na Casa do Cidadão. Pessoas que não possuem acesso à internet móvel ou fixa também podem agendar no local, das 8h às 14h, de segunda a sexta.

Outros serviços com agendamento online

Pelo endereço agendamento.cachoeiro.es.gov.br também é possível agendar serviços da Secretaria Municipal de Saúde – vacinação, consultas de puericultura (Saúde da Criança), exame preventivo (Saúde da Mulher) e avaliação para ingresso no Programa de Controle de Tabagismo – e da Secretaria Municipal de Fazenda – atendimentos relacionados a Dívida Ativa, ITBI/Nota Fiscal Avulsa e Cadastro Mobiliário ou Imobiliário.

Pontos moeda