Geral

'Vamos salvar as crianças e não ficar com picuinhas sobre rosa ou azul', diz arcebispo de Vitória

O novo arcebispo de Vitória comentou a frase polêmica dita nesta semana pela ministra Damares Alves de que meninos devem vestir azul e meninas rosa

Breno Ribeiro

Redação Folha Vitória
Foto: Breno Ribeiro

O frei Dom Dario Campos, OFM, nomeado pelo Papa Francisco a ser o novo arcebispo da Arquidiocese de Vitória comentou a polêmica frase dita pela ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves. Em um vídeo que circulou nas redes sociais nesta semana, a ministra afirma que uma 'nova era começou' e que 'meninos vestem azul e meninas vestem rosa'.

Dom Dario considera que a frase dita pela ministra foi infeliz e que é necessário salvar as crianças e não ficar com 'picuinhas' sobre meninos vestirem azul e meninas rosa. O líder religioso defende que cada indivíduo possui uma liberdade e esse tipo de imposição não deve existir. Dom Dario afirma que essa questão é de responsabilidade das famílias. 

Veja abaixo o que disse o novo arcebispo sobre a declaração da ministra Damares Alves:

Metáfora

Com a repercussão do vídeo, Damares reagiu à publicação e disse que seu objetivo foi, de fato, fazer uma declaração contra a "ideologia de gênero", referindo-se à sexualidade das crianças. "Fiz uma metáfora contra a ideologia de gênero, mas meninos e meninas podem vestir azul, rosa, colorido, enfim, da forma que se sentirem melhores", afirmou em entrevista ao Estado de S.Paulo.

Armamento

Além de comentar a fala da ministra, o novo arcebispo também falou sobre outro tema polêmico. Dom Dario deseja que o governo de Jair Bolsonaro (PSL) seja abençoado. Contudo, o líder religioso se posicionou contra a as ideias do presidente em facilitar o acesso da população ao porte de arma. 

Confira abaixo o posicionamento de Dom Dario:

Novo arcebispo de Vitória se posiciona contra armamento da população


Pontos moeda