MEIO AMBIENTE

Geral

2 mil moradias sem ligação de esgoto recebem alerta de voluntários

Através do diálogo, ambientalistas buscam convencer moradores a realizar a ligação; app Zero Esgoto aponta imóveis irregulares em Vila Velha

Andressa Missio

Redação Folha Vitória
Foto: Ludmila Almeida
2 mil moradias sem ligação de esgoto serão visitadas por voluntários do Instituto Jacarenema

É na base da conversa que os dez voluntários passam de casa em casa, alertando o problema. "O senhor sabe que seu imóvel está irregular?", pergunta o ambientalista para o síndico de um prédio que não possui ligação com a rede de esgoto. Isso significa que todo o dejeto é lançado sem tratamento, diretamente no mar. 

Muitos dizem não conhecer a irregularidade, mas todos os dados constam num aplicativo gratuito, chamado Zero Esgoto. O aplicativo foi criado pela ONG Transparência Capixaba, em parceira com a Associação de Moradores da Praia da Costa e o Instituto Jacarenema. "A Cesan não divulgava os imóveis que não faziam a ligação porque tratava como informação sigilosa. Mas identificamos que esses dados eram importantes porque as redes coletoras são investimentos públicos. Levamos quase dois anos para ter acesso aos dados, recorremos à justiça e, com a ajuda de estudantes de Direito de uma universidade particular, fomos até a última instância. Mas conseguimos", explica Rodrigo Rossoni, da Transparência Capixaba. 

O aplicativo já existia, mas as visitas dos voluntários começaram agora. Moradores de 2 mil imóveis devem ser abordados por equipes identificadas com camiseta e crachá. Um questionário é aplicado durante a visita. "Nossas abordagens não são punição, nem fiscalização. Estamos transferindo informações, indicando contatos de serviços para a ligação na rede, educando e conscientizando sobre a importância de tratar o esgoto, ou seja, convencendo as pessoas por meio do diálogo", explica Petrus Lopes, presidente do Instituto Jacarenema. 

Custo da ligação à rede de esgoto

Entre os argumentos para convencer os moradores, está o baixo custo que a ligação à rede coletora vai representar na conta de água. "Numa conta de 100 reais, por exemplo, 67 reais são automaticamente destinados ao pagamento da taxa de esgoto, mesmo que você não esteja utilizando o serviço, ou seja, mesmo que você não tenha feito a ligação. Sua conta vai aumentar apenas 13 reais, se você realizar a obra", explica Petrus. 

Foto: Andressa Missio
App gratuito está disponível no Google Play

Mas o maior benefício não é no custo, e sim, para o meio ambiente. Tratar o esgoto reduz a quantidade de dejetos e resíduos sólidos que chegam aos oceanos. 

"Quando a gente não trata o esgoto, ele chega ao oceano e junto com ele, os resíduos sólidos, plásticos, gordura e todos os demais poluentes que causam sérios prejuízos aos mananciais. Por isso, precisamos de toda a sociedade envolvida nessa grande mobilização ambiental: moradores, empresários e o poder público", alerta Petrus. 

O aplicativo é atualizado quinzenalmente, e o cidadão pode identificar os locais com facilidade. Pode inclusive ajudar nessa campanha, através de conversas educativas na vizinhança, completa Rodrigo Rossoni. 

Pontos moeda