Geral

Alfredo Chaves decreta estado de calamidade pública

O município está sofrendo com a destruição que a forte chuva da última sexta-feira (17) causou

Aline Couto

Redação Folha da Cidade
Foto: Prefeitura de Alfredo Chaves

Alfredo Chaves decretou estado de calamidade pública nas áreas do município. A declaração veio após a cidade ter sido devastada, com inundações e deslizamentos, e vários moradores terem ficado desabrigados devido à chuva intensa e forte que caiu no Espírito Santo na sexta-feira passada (17). Alfredo Chaves foi uma das cidades mais atingidas pelo temporal juntamente com Iconha e Vargem Alta.

A tempestade provocou o transbordamento do Rio Benevente, que subiu muito além do nível normal e provocou inundações, alagamento de ruas e destruição de casas, causando prejuízos no comércio e indústria local. Considerando que a destruição afetou bens públicos e privados, a agricultura e a pecuária, comprometendo a economia do município. Que o resultado do desastre natural resultou em danos humanos, materiais, ambientais e prejuízos econômicos e sociais, se fez necessário declarar calamidade.

Foto: Reprodução

Dentre as considerações contidas no decreto, autoriza-se a mobilização de todos os órgãos municipais para atuarem sob a coordenação do COMDEC – Coordenadoria Municipal de Defesa Civil do Município de Alfredo Chaves/ES – ações de resposta ao desastre e reabilitação do cenário e reconstrução.

Decreto

Pontos moeda