Geral

Armas de fogo e ocorrências policiais; saiba como será a atuação da Guarda Municipal de Cariacica

No total, 50 vagas foram ofertadas pela prefeitura de Cariacica

Raissa Bravim

Redação Folha Vitória
Foto: Lucas Calazans

Além de gerar oportunidade de emprego, a abertura de concurso público para Guarda Municipal de Cariacica traz um reforço no trabalho da segurança pública no município. Segundo a prefeitura, os agentes terão direito a posse e porte de arma de fogo e poderão atuar em ocorrências policiais. Atualmente, Cariacica só conta com agentes atuando em ocorrências de trânsito.

No total, 50 vagas foram ofertadas pela prefeitura de Cariacica. Os interessados podem fazer as inscrições a partir desta terça-feira (21), até o dia 16 de fevereiro. O salário anunciado pela prefeitura é de R$ 1.7 mil, somado com adicional de risco de vida de 30% , ou seja, R$ 510 sobre o valor.

De acordo com a prefeitura, a Lei Municipal 6.024/2019, que dispõe sobre a criação, organização e atribuições da guarda municipal de Cariacica, prevê o uso de arma de fogo para guardas municipais. O porte de arma será liberado na medida que todos os trâmites estabelecidos pela Polícia Federal forem atingidos.

Os agentes irão atuar nos limites do município para a proteção da população, dos órgãos, entidades, serviços e do patrimônio da cidade. A guarda também dará apoio aos trabalhos realizados pelas Polícias Civil, Militar e Federal.

A prefeitura não definiu um prazo para o início da atuação dos futuros guardas municipais, mas informou que os agentes serão empossados após o término do curso de formação, que será a última das seis etapas do processo seletivo. A primeira etapa, que será prova objetiva, será aplicada no dia 8 de março. O curso de formação tem duração prevista de, no mínimo, cinco meses.



Pontos moeda