Geral

Crianças com deficiência ganham parque com brinquedos adaptados na Serra

O novo espaço, inaugurado nesta terça-feira, tem carrossel, balanço para cadeira de rodas, barras e gangorra com travas e cintos de segurança

Foto: TV Vitória

Nesta terça-feira (14), foi inaugurado o primeiro parquinho adaptado para crianças com deficiência ou mobilidade reduzida da Serra. O espaço fica no Parque da Cidade, em Laranjeiras.

A nova praça tem carrossel, balanço para cadeira de rodas, barras e gangorra com travas e cintos de segurança. Ao lado dos assentos adaptados, foram mantidos os comuns, pois, apesar das adaptações, as demais crianças também vão poder usar os brinquedos. É para todo mundo se divertir e interagir.

De acordo com o último levantamento do IBGE, existiam, em 2010, mais de 800 mil pessoas com pelo menos um tipo de deficiência no Espírito Santo. Ou seja, 23% da população.

Mas, para atender essa população, poucos são os espaços adaptados.  De acordo com um levantamento feito pela reportagem da TV Vitória/Record TV, o parque na Serra é sétimo espaço a ter brinquedos adaptados da Grande Vitória. Os outros seis estão na capital.

Segundo a Prefeitura de Vitória, os brinquedos acessíveis podem ser encontrados no Parque Moscoso, no Centro Esportivo Tancredo de Almeida Neves (Tancredão), no Horto de Maruípe,  em Bento Ferreira, no Campo do Hi-Fi, em Goiabeiras, e na praça Stela Loureiro Coimbra, em Santo Antônio.

Entre os brinquedos ofertados em Vitória estão carrossel, gangorra, balanço vaivém e balanço especial. Em breve, o Parque Baia Noreste e a Praça Nilze Mendes, em Jardim Camburi, receberão os equipamentos.

A reportagem entrou em em contato com as outras prefeituras da região metropolitana, e o município de Cariacica informou que ainda não possui nenhum brinquedo adaptado na cidade. Já a Prefeitura de Vila Velha não deu retorno.



* Com informações da repórter Fernanda Batista, da TV Vitória / Record TV

Pontos moeda