Geral

VÍDEO | Fenômeno que causou chuvas fortes no Estado pode voltar a ocorrer em fevereiro

Segundo meteorologistas, a Zona de Convergência do Atlântico Sul, responsável pelos temporais dos últimos dias, deve voltar a ser formada no mês que vem

Foto: Thaiz Blunk

O próximo mês, segundo meteorologistas, poderá ser chuvoso, porém ainda não se pode afirmar que as chuvas vão se repetir com a mesma intensidade como as que devastaram cidades capixabas nos últimos dias. 

O que se sabe até o momento é que o fenômeno que causou o grande acumulado de chuva também pode acontecer no mês que vem.

Segundo o meteorologista do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), Hugo Ramos, as chuvas que atingem o Espírito Santo, desde o dia 17 de janeiro foram formadas pela Zona de Convergência do Atlântico Sul.

O fenômeno é uma banda de nebulosidade semiestacionária, que se estende desde o sul da Amazônia, passando pela região Centro-Oeste e prolongando-se para o Oceano Atlântico, acarretando em chuvas, que podem ser intensas.

Neste período, ocorrem mudanças rápidas nas condições do tempo, causadas principalmente pela instabilidade termodinâmica (alta taxa de umidade associada ao aquecimento diurno), que favorece a formação de nuvens de umidade e calor, ocasionando chuvas de forte intensidade. Essas chuvas ocorrem normalmente no período da tarde e noite, muitas vezes acompanhadas de trovoadas e rajadas de vento.

A ocorrência do fenômeno é comum em fevereiro e, segundo os cálculos da meteorologia, pode-se dizer que o próximo mês terá mais dias chuvosos por conta disso. Porém, como a atmosfera é muito dinâmica e os modelos climáticos se alteram a todo tempo, tudo pode mudar.

A orientação é que a população fique de olho nos alertas de chuva, que geralmente são divulgados pela imprensa, ou pelos avisos da Defesa Civil, enviados via SMS no celular. Veja como se cadastrar e receber os alertas!

Zona de Convergência do Atlântico Sul


*Com informações do repórter Laercio Campos, da TV Vitória / Record TV

Pontos moeda