CONFLITO EUA X IRã

Geral

Irã pode ter derrubado acidentalmente avião ucraniano, diz imprensa dos EUA

Autoridades do governo americano acreditam que o Boeing foi alvejado por um míssil, mas o Irã descartou essa possibilidade

Foto: Reprodução / Twitter

A queda do Boeing 737 da Ukraine International Airlines, ocorrida na última quarta-feira (08) perto de Teerã,e que resultou na morte de 176 pessoas, pode ter sido causada por acidente.

De acordo com a revista norte-americana Newsweek, um oficial do Pentágono, um oficial sênior de inteligência dos Estados Unidos e outro oficial de inteligência do Iraque disseram que o avião caiu após ser atingido pelo sistema de mísseis antiaéreos do Irã.

Autoridades do governo americano acreditam que o Boeing foi alvejado por um míssil, mas o Irã descartou essa possibilidade. O acidente ocorreu horas após o Irã disparar mísseis contra duas bases militares que abrigam forças dos EUA no Iraque.

Segundo a rede de TV CBS, que também citou agentes de inteligência dos EUA, um satélite detectou dois lançamentos de mísseis seguidos por uma explosão.

Investigações 

Oficiais que investigam a queda de um avião Boeing 737 em Teerã, capital do Irã, divulgaram nesta quinta-feira (9), um relatório preliminar do acidente. De acordo com o levantamento inicial, a aeronave foi consumida pelo fogo antes de atingir o chão. O relatório cita testemunhas que presenciaram o acidente do solo e outras que estavam em uma aeronave que sobrevoava o local.

O jato de três anos, que teve sua última manutenção programada na última segunda-feira, 6, encontrou um problema técnico, não especificado, logo após a decolagem. A aeronave desapareceu do radar a 8.000 pés (2.440 metros).

O relatório também informa que a tripulação do avião não chegou a fazer contato por rádio para pedir ajuda. A equipe tentava fazer o avião voltar ao aeroporto Imam Khomeini, de onde saiu, quando o acidente aconteceu.

Com informações do Portal R7.

Pontos moeda