Geral

Moradores de Iconha tentam reconstruir a vida após destruição e mortes causadas pela chuva

De acordo com moradores, a enxurrada da última sexta-feira parecia um tsunami, tamanha a devastação causada

Foto: TV Vitória

Após a forte chuva que resultou em três mortes, 11 desalojados, três desaparecidos e mais de 30 desabrigados, na última sexta-feira (17), moradores de Iconha tentam reconstruir a vida.

No município, que possui mais de 13 mil habitantes, o cenário é de destruição, insegurança e tristeza.  Com a subida do rio Iconha, que chegou a quatro metros, comunidades foram isoladas e o comércio local fortemente impactado. 

De acordo com moradores, a enxurrada da última sexta-feira parecia um tsunami, tamanha a devastação causada.

Durante a chuva, uma passarela desabou, duas pontes colapsaram, duas casas desabaram e pessoas foram carregadas pela enxurrada. Além disso, para agravar ainda mais a situação, escolas foram destruídas e um posto de saúde está interditado. 

Muitos moradores também relatam a falta de água potável e energia elétrica em várias partes do município. Outra dificuldade em relação a locomoção, já que estradas próxima estão bloqueadas em razão de queda de barreiras e do excesso de lama.

Interdições 

A rodovia entre os municípios de Vargem Alta e Iconha,  a ES 375,foi totalmente interditada na altura do km 21, no distrito de Princesa, uma vez que houve o rompimento da via. O DER-ES sinalizou o local e já está avaliando a melhor forma de restabelecer o trânsito no local. A alternativa para os motoristas é passar por Cachoeiro de Itapemirim.

Outra medida adotada pelo DER-ES por conta das chuvas foi a limitação do trânsito de veículos na ponte do distrito de Monte Belo, em Iconha. Só está trafegando veículos com, no máximo, 12 toneladas. A alternativa é passar por Cacheiro. O motorista que sai da BR 101 e quer ter acesso a Vargem Alta pode utilizar as rodovias ES 488 e ES 164.

Capixabas se mobilizam para ajudar vítimas das chuvas!

Na tentativa de amenizar os prejuízos dos atingidos pela chuva, capixabas se mobilizam, desde o último sábado, para arrecadar produtos de limpeza, alimentos, roupas, água mineral e produtos de higiene pessoal.

A Prefeitura de Vitória informou que já recebeu três toneladas de mantimentos. O trabalho foi coordenado pela Defesa Civil, e os mantimentos encaminhados para o Sul do Espírito Santo. Além disso, diversos pontos de doações podem ser localizados na Grande Vitória. Confira!

Shopping Vitória
O atendimento tem sido feito na entrada principal, no serviço de atendimento ao consumidor até esta segunda-feira.

Assembléia Legislativa do ES
O atendimento tem sido feito das 7h às 19h.

Prefeitura de Vitória
O atendimento tem sido feito das 8h às 20h

Ministério Público do ES
O Ministério Público, pede doações de água mineral, fraldas, colchões, travesseiros e alimentos não perecíveis. Atendimento está ocorrendo das 9h às 17h.

OAB -ES
A OAB está recolhendo alimentos não perecíveis e água Mineral. O atendimento está sendo feito das 9h às 17h. Também há outros pontos de doações no estado. 

Pontos moeda