Geral

Após interdição, Feinartg retoma as atividades em Guarapari com novo horário

A feira foi interrompida durante o período em que o município esteve com a classificação de risco alto para a covid-19

Foto: Divulgação

Após um período de interdição, a feira de Fomento interestadual de negócios e artesanato de Guarapari (Feinartg) retomou as atividades na última segunda-feira (11) para o horário tradicional das 16h às 22h. O retorno foi possível após a divulgação de um decreto da Secretaria Estadual de Saúde divulgado no último sábado (9) que enquadra as feiras de artesanato nos mesmos protocolos de shoppings centers e centros comerciais.

Leia também: Feinartg é interditada pela prefeitura de Guarapari; artesãos protestam e pedem para trabalhar

A presidente da Federação das Associações de Artesanato do ES e da Confederação Brasileira de Artesanato, Graças Reis, falou sobre a realização da Feinartg nesse novo cenário de pandemia. 

“A Feinartg é muito importante para Guarapari, pois traz a representação da cultura e do turismo através do artesanato. Este ano, abrimos a feira atendendo às normas de segurança no combate à covid-19 possibilitando uma visitação segura aos presentes”, diz Graça.

Segundo a coordenação da Feinartg, a circulação de pessoas ao mesmo tempo dentro da feira também é monitorada. Toda a equipe e os expositores usam máscaras e protetores faciais. Há oito totens de álcool em gel espalhados pela feira e ainda um sistema para controle de público que avisará quando o limite de visitantes simultâneos chegar a 300 pessoas, além de corredores com fluxo contínuo, sinalizado com fitas e setas indicativas.

Higienização

Durante a realização do evento, procedimentos estão sendo adotados para a proteção dos visitantes e dos expositores no local. Desinfecção dos corredores, com cloro, a cada uma hora durante a feira, desinfecção dos stands e corredores, com cloro, uma hora antes da abertura da feira, além da instalação de pias para lavar as mãos com sabão líquido e tapetes sanitizantes na entrada do local.

Ao entrarem na feira, todos terão a temperatura medida por termômetro infravermelho e devem estar de máscara. Dentro da Feinartg, é proibido consumir e degustar alimentos e bebidas.

De acordo com Jô da Cunha, Tesoureira da Associação dos Produtores Manuais e Artesanal de Guarapari (Apromag), a Feinartg beneficia cerca de 500 famílias. São cerca de 80 stands e 160 expositores que trabalham em sistema de revezamento, sendo no máximo dois expositores por stand para vender seus produtos. “Vamos resgatar a cultura do artesanato capixaba, além de contribuir para a economia local para os visitantes”, destaca.

A Feira

A Feinartg é uma realização da Associação dos Produtores Manuais e Artesanal de Guarapari (Apromag) e conta com o apoio do Governo do Estado do Espírito Santo, por meio da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes), do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), da Federação dos Artesãos do Espírito Santo (Feartes) e da Prefeitura Municipal de Guarapari. A entrada é gratuita e está localizada no Clube Siribeira. 

Entrada gratuita
Data: Até 25 de janeiro
Local: Siribeira Clube, Centro de Guarapari
Horário: segunda a sábado, das 16 às 22 horas, domingos, das 8 às 16 horas.


Pontos moeda