Geral

Feinartg é interditada pela prefeitura de Guarapari; artesãos protestam e pedem para trabalhar

Segundo a Prefeitura, os responsáveis já haviam recebido um documento inviabilizando a autorização anteriormente expedida.

Aline Couto

Redação Folha da Cidade
Foto: Reprodução redes sociais
Artesãos reunidos em frente a estrutura montada da feira.

Montada no Siribeira Clube, Centro de Guarapari, a Feinartg (Fomento interestadual de negócios e artesanato de Guarapari) foi interditada nesta tarde (08) pela prefeitura de Guarapari. Indignados, os artesãos fizeram protesto em frente ao local e pedem a reabertura da feira para que possam trabalhar.

“A secretária municipal de Saúde mandou lacrar o nosso centro de fomento do artesanato capixaba. Muitos estabelecimentos funcionando sem respeitar o decreto e várias festas clandestinas acontecendo e a secretária vem proibir o artesão de trabalhar. Não vamos nos calar! A comissão de saúde se recusou a visitar nosso centro comercial para constatar se estamos dentro das normas. Faço um apelo a todos: compartilhem e nos ajudem a achar uma solução. Precisamos trabalhar”, disse Graça Reis, presidente da Federação das Associações de Artesanato do Espírito Santo e da Confederação Brasileira de Artesanato.

Foto: Reprodução redes sociais
Graça Reis, presidente da Federação das Associações de Artesanato do Espírito Santo e da Confederação Brasileira de Artesanato.

A prefeitura foi procurada e questionada sobre qual seria a justificativa de fechamento do local.

“A Secretaria de Postura e Trânsito (Septran) informa que a ação ocorreu em cumprimento aos decretos estadual e municipal, que impedem a realização de feiras enquanto a classificação estiver em alto risco.

Os responsáveis pela feira já haviam recebido da Secretaria de Turismo, Empreendedorismo e Cultura (Setec), um documento inviabilizando a autorização anteriormente expedida, pois na época estava Guarapari em moderado risco.

Mesmo com esse documento, eles abriram a feira, e por esse motivo foi realizada a interdição do local na última quarta-feira (06), e por ter desrespeitando a interdição, o local foi lacrado nesta sexta-feira (08)”.

Foto: Reprodução

Em tempo

Na rede social da Feinartg foram colocadas informações sobre mudanças realizadas na feira neste ano de pandemia:

“Nesses novos tempos é preciso se adaptar. A Feinartg (Fomento Interestadual de Negócios e Artesanato de Guarapari), preocupada com seus artesãos e visitantes, transformou-se em centro comercial.

Neste ano, os artesãos estão num espaço dentro do Siribeira Clube, que fica no centro de Guarapari.

A Feinartg está aberta das 14h às 20h respeitando o decreto que estabelece o horário de funcionamento do comércio em cidades classificadas com alto risco.

As melhores peças de artesanato capixaba, do Brasil e do mundo estão aqui.

Entrada permitida somente com uso de obrigatório de máscara.

A Feinartg tem sistema de controle de público, álcool gel, e pias instaladas para lavar as mãos com sabão líquido. Todos os visitantes têm a temperatura aferida e são orientados a lavarem as mãos.

Venha nos visitar! Estamos abertos até o dia 25 de janeiro, das 14 às 20 horas, no Siribeira Clube. A entrada é franca”.

Pontos moeda