VACINAÇÃO NO ESPÍRITO SANTO

Geral

Governo disponibiliza espaço na internet com informações sobre a vacinação no Espírito Santo

O chamado 'Vacinômetro' será disponibilizado no Painel Covid-19, plataforma que o governo já utiliza para exibir informações sobre a pandemia no estado

Foto: Divulgação

O governo do Estado começou a disponibilizar, a partir desta terça-feira (26), um espaço na internet que possibilita ao cidadão ter acesso à quantidade de doses de vacina contra a covid-19 que estão sendo recebidas pelo Espírito Santo, disponibilizadas aos municípios e aplicadas na população. As informações estão no Painel Covid-19, plataforma que o governo estadual já utiliza para exibir informações referentes ao número de infectados pelo coronavírus, mortes provocadas pela doença, pacientes que se recuperaram, entre outras.

O chamado "Vacinômetro" foi apresentado na tarde desta terça-feira, pelo governador Renato Casagrande e demais membros do Executivo estadual, durante uma transmissão ao vivo pelas redes sociais. Ao acessar o Painel Covid-19, pelo endereço https://coronavirus.es.gov.br/, o internauta encontrará as informações referentes à vacinação no Estado logo abaixo dos dados sobre número de casos, óbitos e pacientes curados.

Segundo Casagrande, por meio da nova ferramenta, o cidadão poderá ter acesso a informações relativas à vacinação de todos os grupos prioritários, por município. Nessa primeira etapa da vacinação, foram definidos como grupos prioritários os profissionais de saúde, idosos residentes em instituições de longa permanência (como asilos, por exemplo) e população indígena aldeada.

O governador ressaltou, no entanto, que, neste primeiro momento, as informações sobre o número de pessoas vacinadas não estão sendo atualizadas em tempo real, mas de "forma manual". "Não temos ainda os dados atualizados das pessoas que receberam a vacina, mas temos as doses distribuídas a cada município — a população pode fiscalizar — e quem deve receber prioritariamente essas doses", destacou Casagrande.

Pelas informações disponibilizadas no Vacinômetro, às 19 horas desta terça-feira, o Espírito Santo havia recebido 153.020 doses de vacinas e distribuído 82.862 aos municípios. Além disso, 21.744 pessoas receberam o imunizante em todo o estado, até as 15 horas desta terça-feira, de acordo com informações repassadas pelos municípios ao governo estadual.

Todos os detalhes do Vacinômetro podem ser conferidos no endereço https://coronavirus.es.gov.br/painel-vacinacao. De acordo com a plataforma, 64% do grupo prioritário da primeira fase da vacinação no Estado já foi imunizado.

Foto: Reprodução

Os municípios da Região Metropolitana de Saúde realizaram, até o momento, a imunização de 9.165 mil pessoas; nos municípios da Região Sul foram 5.352; nos municípios da Região Central foram 5.221 vacinados; e os municípios da Região Norte totalizaram 2.006 pessoas imunizadas.

Quanto aos imunizantes, a população que está sendo vacinada com a CoronaVac deverá receber a segunda dose no intervalo de quatro semanas, segundo a Secretaria de Estado da Sa´úde (Sesa). Já para a população-alvo imunizada com Oxford-AstraZeneca, a segunda dose será aplicada em um intervalo de 12 semanas — aproximadamente três meses.

Pontos moeda