Foto: Divulgação

Por meio do aplicativo “Conecte SUS”, a situação vacinal de cada cidadão brasileiro poderá ser acompanhada em tempo real. O serviço foi disponibilizado pelo Ministério da Saúde e ajudará no monitoramento das doses de vacinas aplicadas

Segundo o ministério, cada dose aplicada será registrada na carteira digital de vacinação do usuário, identificado por meio do CPF ou do Cartão Nacional de Saúde. No aplicativo, também serão registrados o tipo de vacina, o lote de fabricação e a data em que a dose foi aplicada. 

“Com esta ferramenta, em virtude da possibilidade de uso de mais de uma vacina na imunização da população brasileira, será possível que o agente de saúde aplique a segunda dose da vacina correta na data prevista, assim como que evite que uma pessoa tome doses de vacinas de laboratórios diferentes, o que poderia acarretar eventos adversos desconhecidos e indesejáveis”, afirma a pasta em nota.

A falta de um cadastro não impede que a pessoas receba o imunizante. O uso do aplicativo não será obrigatório. De acordo com o ministério, caso o paciente ainda não esteja cadastrado nas bases de dados, o profissional que atende-lo em uma unidade de saúde poderá registrá-lo no momento do atendimento, utilizando o CPF ou o Cartão do SUS.  

As pessoas com comorbidades serão pré-cadastradas no Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI). O ministério afirma que, caso alguém que tenha alguma comorbidade não tiver pré-cadastrado poderá apresentar comprovante que demonstre o pertencimento a um dos grupos de risco, seja exames, receitas, relatório médico, etc, no momento da vacinação.

*Com informações do Portal R7! 

Foto: Thiago Soares/ Folha Vitória
Gabriel Barros

Produtor web

Gabriel Barros é jornalista formado pelo Centro Universitário Faesa e mestrando em Comunicação e Territorialidades pela Universidade Federal do Espírito Santo. Atua desde 2018 no jornalismo capixaba. Em 2020, passou a integrar a equipe do jornal online Folha Vitória, em coberturas sobre o cotidiano das cidades do Estado, política e cultura.

Gabriel Barros é jornalista formado pelo Centro Universitário Faesa e mestrando em Comunicação e Territorialidades pela Universidade Federal do Espírito Santo. Atua desde 2018 no jornalismo capixaba. Em 2020, passou a integrar a equipe do jornal online Folha Vitória, em coberturas sobre o cotidiano das cidades do Estado, política e cultura.