Geral

Ministério oferece aplicativo para acompanhar vacina em tempo real

As doses aplicadas serão registradas na carteira digital de vacinação do usuário, identificado pelo CPF ou Cartão Nacional do SUS

Foto: Divulgação

Por meio do aplicativo "Conecte SUS", a situação vacinal de cada cidadão brasileiro poderá ser acompanhada em tempo real. O serviço foi disponibilizado pelo Ministério da Saúde e ajudará no monitoramento das doses de vacinas aplicadas

Segundo o ministério, cada dose aplicada será registrada na carteira digital de vacinação do usuário, identificado por meio do CPF ou do Cartão Nacional de Saúde. No aplicativo, também serão registrados o tipo de vacina, o lote de fabricação e a data em que a dose foi aplicada. 

"Com esta ferramenta, em virtude da possibilidade de uso de mais de uma vacina na imunização da população brasileira, será possível que o agente de saúde aplique a segunda dose da vacina correta na data prevista, assim como que evite que uma pessoa tome doses de vacinas de laboratórios diferentes, o que poderia acarretar eventos adversos desconhecidos e indesejáveis", afirma a pasta em nota.

A falta de um cadastro não impede que a pessoas receba o imunizante. O uso do aplicativo não será obrigatório. De acordo com o ministério, caso o paciente ainda não esteja cadastrado nas bases de dados, o profissional que atende-lo em uma unidade de saúde poderá registrá-lo no momento do atendimento, utilizando o CPF ou o Cartão do SUS.  

As pessoas com comorbidades serão pré-cadastradas no Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI). O ministério afirma que, caso alguém que tenha alguma comorbidade não tiver pré-cadastrado poderá apresentar comprovante que demonstre o pertencimento a um dos grupos de risco, seja exames, receitas, relatório médico, etc, no momento da vacinação.

*Com informações do Portal R7! 

Pontos moeda