Geral

Vitória irá vacinar contra covid-19 por agendamento online

Segundo a secretária de Saúde da capital, Thais Cohen, público-alvo da primeira etapa da imunização é de 32 mil pessoas na cidade

Foto: Reprodução TV Vitória

Ainda não há previsão para início de imunização contra a covid-19 no Espírito Santo, mas as prefeituras já organizam sua redes de atendimento de saúde quando a vacina estiver disponível. Na cidade de Vitória, o terceiro município em número de casos no Estado, o cidadão poderá agendar online, como já vem acontecendo em outras campanhas de vacinação. Atualmente, a capital contabiliza 30 mil casos e 611 óbitos.

Segundo a secretária municipal de Saúde, Thais Cohen, não há um número definido de doses do imunizante a ser repassado pela secretaria estadual. Mas haverá um reforço no atendimento que irá além das 28 salas de vacinação disponíveis na rede. "O agendamento será online e via aplicativo. Porém, quem não tem acesso à internet poderá procurar a unidade de saúde de referência. Na primeira fase, esperamos vacinar 32 mil pessoas", contabilizou, em entrevista ao programa ES no Ar, na manhã desta segunda (11). Dentro do plano, há previsão de atendimento em domicílio a pacientes acamados. 

O público-alvo da primeira etapa serão os idosos acima de 75 anos, pacientes que estão em instituição de longa permanência, população indígena e os profissionais de saúde na linha de frente contra a covid. "Estamos preparando formatos alternativos caso o quantitativo de doses possibilite uma vacinação em massa", revelou. 

Evolução da doença

A secretária analisa que nas próximas semanas pode haver um aumento de notificações, resultado das aglomerações de final de ano. "Estamos cientes desses números e dessa nova aceleração da covid e temos preparados todas as unidades de saúde para trabalhar no formato fast track, ou seja, o paciente sintomático respiratório tem prioridade para que ele não fique circulando muito tempo mas também que ele seja atendido rapidamente. As unidades estão todas preparadas nesse formato e os profissionais sinalizados", descreveu.

Com informações do repórter Lucas Pisa, da TV Vitória/Record TV

Pontos moeda