VACINAÇÃO NO ESPÍRITO SANTO

Geral

Vitória, Vila Velha e Cariacica detalham estratégias de vacinação contra covid-19

População não deve procurar ainda os postos de saúde porque a vacina será oferecida somente a grupos específicos nessa primeira etapa

Foto: Reprodução TV Vitória

Na primeira etapa de vacinação contra o coronavírus, as prefeituras da região metropolitana darão prioridade a grupos específicos como idosos e profissionais da Saúde. Assim, prefeitos e gestores técnicos dos municípios recomendam que a população não procure os postos de saúde. Vit´ória, Cariacica e Vila Velha detalharam estratégias das campanhas contra a Covid-19 no programa "Espírito Santo no Ar", na manhã desta terça (19), mesmo sem saber ainda o número de doses da CoronaVac que serão fornecidas a cada cidade pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). 

Foto: Reprodução TV Vitória

Em Vitória, o prefeito Lorenzo Pazolini garantiu que toda a logística da prefeitura está pronta. "Temos a câmara fria, o transporte preparado e com a temperatura adequada para fazer essa logística de chegar a quem mais precisa, que são os idosos em instituições de longa permanência e profissionais da saúde. Ninguém precisa procurar a unidade de saúde neste momento. Esta hora vai chegar", reforçou. Segundo ele, a cidade conta com uma previsão de receber 4 mil doses. "Temos dialogado para aumentar essa previsão para imunizarmos a maior quantidade de pessoas possível. Mas entendemos todas as dificuldades e a fase em que nós passamos. Tenho certeza que em breve teremos novas remessas", acredita. 

Foto: Reprodução TV Vitória

Cariacica espera imunizar os grupos p´rioritários até o final da semana. A coordenadora da Vigilância Epidemiológica da cidade, Lesliane de Amorim, explica que os idosos que moram em instituições de longa permanência irão receber a vacina aonde residem. "Temos uma equipe preparada para levar a vacina e realizar a imunização no local. Já os trabalhadores da saúde receberão a vacina nas instituições onde atuam", informou. Lesliane explicou que idosos acima de 75 anos e que não vivem em instituições de longa permanência serão vacinadas posteriormente. 


Agendamento online

A cidade já se prepara com agendamento na p´róxima etapa da vacinação. "Um sistema pela internet está sendo desenvolvido. O morador poderá escolher o dia e o horário marcados para a vacinação e ir até a unidade para receber a sua imunização. Quem não tiver acesso à internet, estamos preparando o ambiente para que a própria unidade possa fazer esse agendamento. A ideia é que, com essas marcações prévias, a gente evite aglomerações", desenvolve. Cariacica já conta com 17 salas de vacinação e outras cinco serão instaladas em postos que ainda não contam com o serviço.

Foto: Reprodução TV Vitória

Em Vila Velha, a secretária municipal de Saúde, Cátia Lisboa, contabilizou que a imunização irá alcançar 22 instituições de longa permanência como asilos e casas de repousos para idosos. "São mais de 400 idosos residentes, que imunizaremos nesta primeira etapa da vacinação contra a covid-19", quantifica. Ela reforçou que a população não deve procurar as unidades de saúde atrás da vacina. "Neste momento, a vacinação está feita in loco, somente aos idosos asilados e profissionais da saúde, seguindo os recortes do Ministério e da Secretaria de Estado da Saúde. A ´prefeitura irá informar acerca de cada público-alvo a ser vacinado", explica. Mesmo com previsão de poucas doses, Cátia diz que é um bom começo. "É o início de uma mudança que virá. Tivemos um 2020 cheio de desafios enfrentando a maior crise sanitária de todos os tempos mas estamos na expectativa de vacinar toda a população", finaliza. 

Com informações dos repórteres Arleson Schneider, Fernanda Batista e Lucas Pisa, da TV Vitória/Record TV

Pontos moeda