Geral

Cheia do Rio Doce: sobe para 202 o número de pessoas fora de casa em Colatina e Linhares

Cheia do Rio Doce: sobe para 202 o número de pessoas fora de casa em Colatina e Linhares

Foto: Suellen Araujo/TV Vitória

Continua preocupante a situação dos moradores de regiões ribeirinhas de Colatina e Linhares. Subiu para 202 pessoas o número de pessoas que estão fora de suas casas por conta da cheia do Rio Doce, conforme boletim da Defesa Civil, divulgado na manhã desta sexta-feira (14).

Em Colatina, são 117 desalojadas. Já em Linhares, são 20 pessoas na casa de parentes e amigos e outras 54 encaminhadas para abrigos nos bairros Conceição e Araçás.

As duas cidades estão classificadas em risco de alagamentos "muito alto". Apesar da tendência do nível do rio diminuir ao longo dos próximos dias, ainda há pessoas que estão fora de casa nos dois municípios capixabas.

Por volta das 5h40 desta sexta, o nível do Rio Doce em Colatina registrou uma leve redução, com cerca de 7 metros, ainda muito acima da cota de inundação. Já em Linhares, o nível do rio continua a mais de dois metros da cota de inundação, marcando quase 6 metros.

Durante a tarde desta quinta-feira, famílias ribeirinhas de Linhares que estavam ilhadas precisaram ser resgatadas de helicóptero. Ao todo, 31 pessoas foram retiradas da comunidade de Jataipeba e da região da Fazenda Santo Antônio. Entre os resgatados há três grávidas e 13 crianças.

Em caso de emergência, a população de Colatina deve entrar em contato pelo número (27) 99883-0305. Já em Linhares, a orientação é que a população acione a Defesa Civil pelo telefone (27) 99983 5661. Os chamados também podem ser feitos pelo 153, da Guarda Civil Municipal, e em casos extremos de urgência no 193, do Corpo de Bombeiro.

Leia também: VÍDEO | Cheia do Rio Doce: água toma conta das ruas e chega até o teto de casas em cidades do ES

Pontos moeda