Geral

Chuvas: sete cidades do ES decretam situação de emergência e 948 pessoas estão fora de casa

Além disso, a Defesa Civil Estadual emitiu alertas de risco muito alto de inundações e alagamentos para Colatina e Linhares devido à cheia do Rio Doce

Marcelo Pereira

Redação Folha Vitória
Foto: Felipe Reis/Prefeitura de Linhares
Nesta quarta-feira (12), o nível do Rio Doce, em Linhares, subiu para 5,30 metros

A reportagem foi atualizada. O corpo de bombeiros informaram, inicialmente, que eram seis cidades do Espírito Santo em situação de emergência. Depois, atualizaram o número para sete.

Devido às fortes chuvas, sete cidades no Espírito Santo decretaram situação de emergência na tarde desta quarta-feira (12). São elas: Afonso Cláudio, Alegre, Castelo, Ibatiba, São José do Calçado, Vargem Alta e Guaçuí.

As informações foram dadas pelo tenente-coronel Wagner, do Corpo de Bombeiros, em um vídeo enviado à imprensa. Ele atualizou também o número de desalojados e desabrigados.

Leia também: Com cheia do Rio Doce, 39 pessoas precisaram sair de casa em Linhares e Colatina

"Temos 948 pessoas fora de casa. Esse número pode aumentar no dia de hoje. Isso por causa da cheia do Rio Doce tanto na cidade de Colatina quanto na cidade de Linhares. Ainda há muita chuva na cabeceira do rio, lá em Minas Gerais, fazendo que algumas residências em Linhares e em Colatina sejam impactadas", apontou. 

Risco muito alto de inundações para Colatina e Linhares

A Defesa Civil Estadual emitiu alertas de inundações e alagamentos para Colatina e Linhares. Essas cidades receberam risco muito alto. Já Alegre, Baixo Guandu e Itapemirim receberam alerta de risco alto. "Esses alertas foram emitidos porque os rios que cortam essas cidades ainda estão com a cota de inundação extrapolada", explicou o coronel. 

Já há relatos na tarde desta quarta-feira de que o Rio Doce está inundando parte do centro de Colatina.

A Defesa Civil Municipal de Linhares informou que nesta quarta-feira o nível do Rio Doce subiu para 5,30 metros. A previsão é de que depois das 15h o rio atinja a marca de 5,50 metros.


Pontos moeda