Geral

Em menos de 24 horas, mais de mil solicitações para castração gratuita são registradas na Serra

O Programa Animais Resgatados, Cuidados e Acolhidos (Arca) foi lançado na última quarta-feira e teve um investimento de R$ 2,4 milhões

Foto: Divulgação

O programa da Prefeitura da Serra, que oferece, de forma gratuita, castração de cães e gatos a moradores do município, recebeu cerca de 1,1 mil solicitações de atendimento, de forma on-line, em menos de 24h após seu lançamento, na quarta-feira (12).

Além dos cadastros na plataforma, a prefeitura informou que recebeu centenas de solicitações via telefone. A iniciativa, que recebeu investimento de R$ 2,4 milhões, é o maior e mais completo programa de bem-estar animal do Espírito Santo. 

Além da esterilização, serão feitos atendimentos a animais sem tutores encontrados com ferimentos graves devido a atropelamentos ou outras formas de maus-tratos.

A Secretaria de Meio Ambiente do município, que é responsável pela iniciativa, afirmou que os serviços serão realizados de forma gradativa, mas a demanda está muito alta. A prioridade de atendimento será para tutores cadastrados no Cadúnico, ONGs de proteção a cães e gatos e protetores independentes.

“Trata-se da demanda de uma vida inteira. Recebemos centenas de ligações, e é natural que as linhas telefônicas fiquem congestionadas. O morador também tem a opção de fazer o cadastro via internet”, declarou a prefeitura.

Serviço

Para ter acesso aos atendimentos, os interessados devem fazer o agendamento pela internet na plataforma do programa. E, também pelo telefone (27) 3291-2399.

O serviço prestado para os animais sem tutores deve ser solicitado pelo WhatsApp, das 8h às 18 horas, por meio do número (27) 98166-0447. Após resgatados e tratados dos ferimentos, os animais serão castrados e colocados para adoção.

Para o resgate, que acontece de segunda a sexta-feira, nos fins de semana e feriados, a orientação é que o solicitante envie fotos ou vídeos do animal, para avaliação do quadro, assim como a localização detalhada.

Pontos moeda