Geral

Espera de 8 horas: pacientes reclamam da demora nos atendimentos em PA de Vitória

Uma mulher chegou a passar mal enquanto aguardava atendimento no PA da Praia do Suá. A procura tem aumentado por conta da epidemia de gripe que atinge o Espírito Santo

Foto: Reprodução TV Vitória

Com a epidemia de gripe que atinge o Espírito Santo, a demora tem sido uma reclamação constante entre as pessoas que buscam atendimento nos Pronto Atendimentos (PAs) da Grande Vitória. 

Nesta quarta-feira (05), uma mulher passou mal enquanto aguardava atendimento no PA da Praia do Suá, em Vitória. Quem estava na unidade contou que a paciente sentia falta de ar e tossia muito. Segundo os relatos, na mesma unidade, havia pessoas esperando por atendimento há mais de oito horas.

LEIA TAMBÉM: Com aumento de casos de gripe e covid-19, ES prepara ampliação de leitos na rede hospitalar

Sandra Oliveira é uma das pacientes que está em busca de atendimento médico. Desde a última semana, ela já esteve no PA da Praia do Suá, na Capital, e no UPA de Carapina, na Serra. 

"Estou sentindo muita dor de cabeça, muita dor nos olhos e nas pernas. Não estou aguentando andar. Quinta-feira passada estive no PA da Praia do Suá e me mandaram para ir para o UPA de Carapina. Fui para casa passando mal, acabei desmaiando e tive que voltar para o UPA", contou.

A recomendação das secretarias estadual e municipais de Saúde é para que as pessoas com sintomas gripais procurem as unidades básicas de saúde, como lembra o secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes.

"A população deve procurar as unidades de saúde da atenção básica diante do quadro de tosse, espirro e febre. Febre não é sintoma de gravidade. A febre persistente por mais de três dias, que não baixa com medicamento e com o tempo, essa sim deve ser avaliada dentro do serviço de urgência e emergência", explicou.

Mesmo com a orientação, há pessoas que relatam dificuldade para conseguir atendimento. Uma das pacientes ouvidas pela reportagem da TV Vitória/Record TV contou que procurou uma unidade básica de saúde, mas lá foi orientada a ir para o PA da Praia do Suá. 

LEIA TAMBÉM: Vitória vai ampliar horário e equipes em seis postos para atender pacientes com gripe

Nésio também reforçou a importância da vacina para a prevenção da gripe. Atualmente, segundo o secretário, mais de 180 mil doses estão disponíveis no Estado. 

"Toda a população acima de seis meses pode se vacinar contra a Influenza. Orientamos a população que esgote a oferta de vacina porque, a partir de março, já estão chegando as novas vacinas, as vacinas atualizadas. É importante ter uma distância entre uma e outra para conseguimos fazer o adequado uso", destacou. 

A prefeitura de Vitória informou que até as 17h desta quarta-feira havia sido realizados 164 atendimentos no PA da Praia do Suá e 206 no PA de São Pedro. A administração destacou ainda que, a partir desta quarta-feira, o horário de atendimento das unidades de saúde foram ampliadas.

*Com informações do repórter Edson Soledade, da TV Vitória/Record TV.

Pontos moeda