Geral

Espírito Santo terá mais de 4 mil vagas destinadas ao Sisu

A previsão é que na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) sejam ofertadas 2.776 oportunidades

Foto: Divulgação
Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) já anunciou que a oferta será de 1.949 vagas

O Sistema de Seleção Unificado (Sisu) vai oferecer cerca de 4.700 vagas para estudantes ingressarem em cursos de graduação. Na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), a previsão é que na sejam ofertadas 2.776 oportunidades. Já o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) já anunciou que a oferta será de 1.949 vagas. 

Segundo informações da Pró-Reitoria de Graduação da Ufes, a previsão é que sejam ofertadas 2.776 vagas para o Sisu neste primeiro semestre. Porém, essa é uma informação preliminar, que pode sofrer alterações. 

A Ufes informou, também, que o número final de vagas a serem disponibilizadas, assim como outras informações pertinentes, serão divulgados nos documentos Termo de Adesão e Edital Regulamentador do Sisu, que serão publicados no site sisu.ufes.br, após o Ministério da Educação (MEC) publicar o edital com as regras do Sisu deste ano.

O processo seletivo da Ufes ocorre por meio do Sisu, que utiliza como critério de seleção o desempenho do estudante no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). 

O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) vai oferecer 1.949 vagas em cursos de graduação por meio do Sisu em cursos presenciais nos campi de Alegre, Aracruz, Barra de São Francisco, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Centro-Serrano, Colatina, Guarapari, Ibatiba, Itapina, Linhares, Nova Venécia, Piúma, Santa Teresa, São Mateus, Serra, Venda Nova do Imigrante, Viana, Vila Velha e Vitória.

As inscrições serão feitas no sisu.mec.gov.br e o cronograma ainda será divulgado pelo MEC. Não haverá cobrança de taxa de inscrição e é necessário que o candidato possua certificado de conclusão do ensino médio ou equivalente e que tenha realizado o Enem 2021, incluindo a prova de redação, na qual deve ter obtido nota maior que zero.

Inclusão social por sistema de cotas 

Do total das vagas ofertadas no Ifes, 50% são reservadas para candidatos que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas. As vagas reservadas à inclusão social por sistema de cotas serão subdivididas da seguinte forma: metade para estudantes de escolas públicas com renda familiar bruta igual ou inferior a um salário-mínimo e meio per capita, e metade para estudantes de escolas públicas sem a necessidade de comprovação de renda.

Para ambas as ações, parte das vagas será reservada a candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, e a outra parte das vagas será reservada para candidatos que se autodeclararem por outras etnias, conforme informações do Ifes. 

Dentro de cada uma dessas categorias, parte das vagas será reservada a pessoas com deficiência. O candidato que faz jus à reserva de vaga deve escolher entre as modalidades listadas no edital.


Pontos moeda