Geral

Cheia do Rio Doce: 129 pessoas estão desalojadas em Colatina e Linhares

Ao todo, 97 pessoas precisaram sair de casa em Colatina e 32 em Linhares. O nível do rio preocupa moradores das regiões ribeirinhas

Foto: Werlen Gon

O nível do Rio Doce continua preocupando os moradores das cidades capixabas e mineiras por onde ele passa. Até a tarde desta quarta-feira (12), 129 pessoas já tinham deixado suas casas em Colatina e Linhares. As famílias ribeirinhas contaram com ajuda do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil. 

Em Colatina, no Noroeste do Espírito Santo, a previsão é de que a água atinja 7,8 metros ainda nesta quarta-feira (12). Na cidade, o rio já ultrapassou a cota de inundação, que é de 5,8 metros.

Segundo a Defesa Civil do município, 29 famílias precisaram deixar suas casas por conta do volume do rio. Ao todo, são 97 pessoas estão desalojadas levadas para casas de parentes. Em algumas residências, a água já entrou. De acordo com o coordenador do órgão, Allex Guerra, a tendência é que a água continue subindo.

"Estamos registrando uma cota de 7,6 metros, lembrando que já atingimos a cota de inundação, que é de 5,8 metros. O prognóstico para as próximas horas é que a gente chegue a 7,8 metros. Quando a gente fala desta cota, significa que vários pontos da cidade que podem sofrer algum tipo de transtorno, de alagamento, como o Centro da cidade, o bairro Santa Helena e São Brás. Estamos mapiando a quantidade de famílias que podem ser afetadas", explicou.

Durante a tarde, Dannilo Amon gravou um vídeo em que é possível ver a altura da água no Centro de Colatina. O rio está próximo de atingir a rua. 

Ainda segundo Allex, existem 46 áreas de risco em Colatina, sendo 15 para inundação e 31 para deslizamentos. Por isso, é importante que a população fique atenta as orientações do órgão.

"Como estamos com tendência de aumento do nível do rio para cidade nas próximas horas, estamos elaborando material informativo para a população e observando as áreas em que a água pode atingir. Pedimos sempre para que as pessoas fiquem de olho nas redes sociais da prefeitura, até para evitar fake news", destacou. 

Além das redes sociais, equipes também estão visitando as residências dos moradores das áreas de risco para orientar a população. Allex lembrou, ainda, que ´´e importante que os moradores não esperem a água invadir as casas para sair.

"Não espere a tendência de aumento acontecer. Já comece as ações preventivas para retirar os bens materiais que podem levar ao prejuízo. Se não tiver como retirar, pode acionar a Defesa Civil que vamos prestar apoio. E nunca deixar de se atualizar nos canais de comunicação da prefeitura", frisou.

Em caso de emergência, a população deve entrar em contato pelo número (27) 99883-0305.

Dannilo Amon/Leitor Folha Vitória
Dannilo Amon/Leitor Folha Vitória
Dannilo Amon/Leitor Folha Vitória
Dannilo Amon/Leitor Folha Vitória
Dannilo Amon/Leitor Folha Vitória

Famílias ribeirinhas foram resgatadas em Linhares

Em Linhares, as equipes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros fizeram, nesta quarta-feira (12), o resgate de duas famílias moradoras de Povoação, sendo seis adultos e uma criança. Duas famílias, quatro adultos e uma criança, também foram retiradas de casa no bairro Olaria. Todas as pessoas foram para casa de familiares.

Até o momento, 12 famílias do bairro Olaria já foram retiradas de suas casas e estão abrigadas no ginásio poliesportivo do bairro Conceição. As 32 pessoas estão sendo acompanhadas pelas equipes da Secretaria Municipal de Assistência Social. Conforme as condições do nível do rio, nas próximas horas, outras famílias devem ser retiradas das regiões ribeirinhas. 

Na cidade do Norte do Estado, o nível do Rio Doce atingiu a cota de 5,5 metros na tarde desta quarta-feira (12). De acordo com a Defesa Civil de Linhares, a previsão é que o nível do rio chegue à marca de 5,7 metros até o fim do dia.

Devido à cheia, duas estradas de acesso ao distrito de Povoação, via beira-rio, estão interditadas e com pontos de inundação. O acesso pela ES-010, trecho que liga à Unidade de Tratamento de Gás de Cacimbas (UTGC), está comprometido. Na pista, passa apenas veículos com eixo alto.

Imagens cedidas pela Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Linhares mostram como está a situação na região do bairro. Veja: 

Em situações de emergência ou calamidade, a população pode acionar a Defesa Civil pelo telefone do plantão: (27) 99983 5661. Os chamados também podem ser feitos pelo 153, da Guarda Civil Municipal, e em casos extremos de urgência no 193, do Corpo de Bombeiro.

LEIA TAMBÉM:

>> Chuvas: sete cidades do ES decretam situação de emergência e 948 pessoas estão fora de casa

>> Chuvas em MG: causam mais 10 mortes em um dia; total chega a 19

>> Rio Doce ultrapassa nível de inundação em Colatina e Linhares


Pontos moeda