Geral

Rio Doce ultrapassa nível de inundação em Colatina e Linhares

Os moradores das regiões ribeirinhas já foram orientadas a deixar as casas

Foto: Felipe Tozatto | Secom
Linhares

Os municípios de Colatina e Linhares estão com alerta de inundação em risco muito alto. Isso porque o nível de inundação foi ultrapassado, na madrugada desta terça-feira (11) nas duas cidades.

Segundo o boletim da Defesa Civil Estadual, divulgado no início da manhã desta terça, o nível do rio em Colatina estava em 643 centímetros às 5h15, acima dos 580 cm da cota de inundação. Já em Linhares, onde a cota de inundação é de 345 cm, o nível do Rio Doce atingiu 402 cm por volta da meia noite.

O nível do rio aumentou por conta da chuva nos últimos dias em Minas Gerais e no Espírito Santo. 

A Defesa Civil de Colatina informou que está monitorando e que tem equipes de plantão para atender ocorrências. Em caso de emergência, a população deve entrar em contato pelo número (27) 99883-0305.

Na manhã desta segunda-feira (10), devido aos riscos de alagamento, a Defesa Civil de Linhares informou que as famílias da comunidade do Olaria já haviam sido orientadas a deixar suas residências e ir para o abrigo público no ginásio do bairro Conceição.

A Defesa Civil do município alertou ainda que a tendência é que o volume de água aumente em decorrência das chuvas que incidem na Bacia do Doce, em Minas Gerais, principalmente na Usina de Mascarenhas, que teve a vazão de água quase dobrada.

Em situações de emergência ou calamidade, a população pode acionar a Defesa Civil pelo telefone do plantão: (27) 99983 5661. Os chamados também podem ser feitos pelo 153, da Guarda Civil Municipal, e em casos extremos de urgência no 193, do Corpo de Bombeiro.


Pontos moeda