Geral

Cães e gatos serão castrados gratuitamente na Serra; animais atropelados ou vítimas de maus-tratos também serão resgatados

O Programa Animais Resgatados, Cuidados e Acolhidos (Arca) foi lançado nesta quarta-feira e teve um investimento de R$ 2,4 milhões

Foto: Divulgação/ Prefeitura da Serra

Nesta quarta-feira (12), foi lançado o Programa Animais Resgatados, Cuidados e Acolhidos (Arca) no município da Serra. A iniciativa, que recebeu investimento de R$ 2,4 milhões da prefeitura, vai oferecer castração de cães e gatos a moradores do município. 

O lançamento aconteceu durante a tarde desta quarta-feira (12) e contou com a presença do prefeito Sérgio Vidigal, do vice-prefeito Thiago Carrera, de vereadores e até de um cachorro. Todos, inclusive, o cão assinaram o contrato que deu inicio ao programa.  

Além da esterilização, o programa prestará atendimentos a animais sem tutores que forem encontrados com ferimentos graves devido a atropelamentos ou outras formas de maus tratos. Os atendimentos vão começar nesta quinta-feira (13).

Os cães ou gatos serão vermifugados, vacinados e receberão um microchip no qual estarão as informações do animal e dados relativos ao tutor. 

O uso do microchip vai ajudar na garantia do bem estar dos animais após receberem os cuidados do programa Arca. Desta forma, será possível identificar e responsabilizar os tutores, caso os animais passem por situações de maus tratos ou abandono.

Segundo a prefeitura, a prioridade de atendimento será para tutores cadastrados no Cadúnico, ONGs de proteção a cães e gatos e protetores independentes. 

Para ter acesso ao serviço, é preciso fazer agendamento pelo internet na plataforma do programa ou pelo telefone (27) 3291-2399.

Após a realização do cadastro, será feita a seleção dos tutores, de acordo com os critérios de prioridade do programa. Em seguida, o encaminhamento para a clínica, no bairro Belvedere, que irá realizar o tratamento.

O serviço prestado para os animais sem tutores deve ser solicitado pelo WhatsApp, das 8h às 18 horas, por meio do número (27) 98166-0447. Após resgatados e tratados dos ferimentos, os animais serão castrados e colocados para adoção. 

Para o resgate, que vai ocorrer de segunda a sexta-feira, nos fins de semana e feriados, a orientação é que o solicitante envie fotos ou vídeos do animal, para avaliação do quadro, assim como a localização detalhada.


Pontos moeda