Sesa quer que municípios exijam teste negativo de covid para shows e eventos

Geral

Sesa quer que municípios exijam teste negativo de covid para shows e eventos

O secretário de Saúde, Nésio Fernandes, afirmou que a medida contribui para reduzir o impacto de contaminação nos eventos

Iures Wagmaker

Redação Folha Vitória
Foto: Reprodução

Diante do aumento explosivo no número de casos de covid-19 no Espírito Santo, novas regras devem ser aplicadas para evitar uma maior disseminação. Somente nesta segunda-feira (10), o número de casos confirmados foi de mais de 7 mil em 24 horas.

Durante entrevista concedida à rádio Pan News Vitória, na manhã desta terça-feira (11), o secretário de Saúde do Espírito Santo, Nésio Fernandes, avaliou as condições apresentadas para realização de shows e eventos no Estado.

Nos últimos dias, grandes apresentações de artistas nacionais marcaram o retorno de eventos maiores no Espírito Santo. Apesar da exigência do comprovante de vacinação e limitação de público, a grande maioria dos presentes não fazem o uso correto da máscara de proteção.

"Não é permitida a aglomeração neste momento. Exigimos a cobrança do passaporte vacinal e existe uma limitação de pessoas nesses espaços. Estamos reforçando com os municípios a necessidade da fiscalização e recomendando que se organizem para exigir os testes negativos para a participação nesses eventos", afirmou o secretário.

O secretário reforçou que a exigência dos testes negativos podem reduzir o impacto da contaminação nos eventos.

"É uma medida capaz de reduzir a exposição de risco para não impactar as atividades sociais e econômicas. Neste momento, as atividades estão liberadas, mas há regras a serem cumpridas", explicou.

Nésio Fernandes ainda destacou que cabe ao município realizar a fiscalização dos eventos para evitar aglomerações e garantir que as regras estão sendo cumpridas.

"O Estado pode colaborar a fiscalização. Os municípios precisam ter planos de fiscalização para reduzir os riscos de transmissão. Fiscalizar é, para o município, uma vantagem muito grande para evitar a elevação na curva de casos", disse. 

Na entrevista, o secretário ainda falou sobre a classificação na matriz de risco, vacinação e possibilidade de cancelamento do Carnaval.

Ouça a entrevista completa:

Nésio Fernandes em entrevista para Pan News Vitória

Recorde de aumento de casos 

O Espírito Santo tem um novo recorde no número de casos de covid-19 registrados em 24 horas. De acordo com o Painel da Covid-19, mais de 7 mil casos foram registrados entre domingo (09) e segunda-feira (10).

Ao todo, foram registrados 7.416 novos casos positivos da doença em 24 horas. Desde o início da pandemia, em março de 2020, já são 643.892 casos confirmados no Estado.

Além disso, mais uma morte foi registrada em 24 horas no Espírito Santo. Com isso, o Estado chegou a 13.353 óbitos por covid-19 desde o início da pandemia. O painel aponta ainda que 611.313 pessoas conseguiram se recuperar da doença no Estado.

Pontos moeda