Geral

Cadela e 7 filhotes são abandonados em praça na Mata da Praia

Os animais vêm recebendo cuidados de moradores da região, em uma espécie de barraca montada no local, e aguardam por um lar

Isabella Arruda

Redação Folha Vitória
Foto: Priscila Siqueira

Oito cães, sendo eles uma cadela e seus 7 filhotes, foram abandonados à própria sorte em uma praça do bairro Mata da Praia, em Vitória, no último domingo (15).

Um dos pequenos acabou sendo adotado. Apesar disso, os outros vêm recebendo cuidados de moradores, em uma espécie de barraca montada no local, e aguardam por um lar.

De acordo com a estudante do 9º período de Medicina Veterinária, Priscila Siqueira, os cachorros estão em uma praça que fica no encontro das ruas Paulo Silva e Eudália Fontes Correia.

"Eles estão sendo cuidados pelos próprios moradores, que estão se reunindo, ajudando a cuidar, fazendo vaquinha. Mas precisamos mesmo é de adoção, o mais rápido possível, já que estão expostos principalmente à possibilidade de chuva", afirmou.

Para quem puder contribuir com alguma quantia financeira, foi disponibilizado o PicPay: @isadora_abelha

Priscila Siqueira
Priscila Siqueira

O que diz a Prefeitura de Vitória

Sobre o assunto, a reportagem questionou a prefeitura para entender quais medidas serão tomadas. 

De acordo com a gerente de Bem-Estar Animal, Katiuscia Rodrigues, o município tomou ciência formal sobre o caso às 14h desta terça-feira (17). 

"Assim que fomos notificados, já fomos apurar no local e entrei em contato com a protetora. Quanto aos não adotados, disponibilizamos consultas e exames por meio da faculdade Multivix, com quem a municipalidade tem parceria, bem como a castração da fêmea. Além disso, precisamos que ofereçam lar temporário e podemos garantir que incluiremos os demais bichinhos no próximo evento de adoção, que deve acontecer até o final desse mês", disse.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe do nosso grupo de notícias no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

CPI dos maus-tratos

Procurada a deputada estadual Janete de Sá, presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos maus-tratos contra os animais, a autoridade afirmou que o abandono de animais é crime e deve ser registrado em boletim de ocorrência.

"O abandono de animais é considerado maus-tratos e trabalhamos garantindo o cumprimento da Lei Sansão, que prevê pena de dois a cinco anos de prisão para quem pratica esse tipo de crime. Infelizmente os legisladores não têm poder de polícia, por isso é preciso que o denunciante registre um boletim unificado na Polícia Civil para que a CPI tenha respaldo para atuar. Por isso é importante reunir provas ou indícios de possíveis suspeitos. Ressalto ainda que nossa tolerância é zero à violência contra os animais", afirmou a parlamentar. 

Segundo caso de maus-tratos em uma semana

Este não é o primeiro caso de maus-tratos em menos de uma semana na Grande Vitória. Como foi divulgado pelo Folha Vitória, uma cadela de pequeno porte foi resgatada após ter sido enterrada viva no canteiro de obras da Rotatória do Ó, em Laranjeiras, na Serra, nesta sexta-feira (13).

Apesar de ter sido resgatado, o animal veio a óbito no último domingo (15). A morte da cachorrinha foi confirmada pela vereadora Raphaela Moraes, que também realizou o resgate.

Em uma postagem nas redes sociais, Raphaela lamentou a morte do animalzinho, carinhosamente chamada de "Maria".

"Maria!!! Você foi MUITO AMADA por mim, pelos funcionários de uma obra que pararam tudo ao te ver, por todos os veterinários e equipes das clínicas que você passou, por milhares de pessoas que te conheceram pela rede social e pela TV, oraram por você, clamaram a Deus por sua vida e esperam ansiosos POR JUSTIÇA!", escreveu.
Pontos moeda