MIMOSO DO SUL

Chuva causa alagamentos, destrói pontes e deixa cidade sem sinal de telefone e internet no ES

Pelo menos 35 pontes foram arrancadas pela força da água acumulada. Até mesmo prédios públicos foram invadidos pelos alagamentos

O município de Mimoso do Sul, no sul do Espírito Santo, é fortemente atingido pelas chuvas desde a terça-feira (24). De acordo com a Defesa Civil do Estado, a cidade registrou o maior acumulado de chuva em 24 horas. Até às 6 horas desta quarta (25), foram 126,6 milímetros de chuva.

A chuva causou alagamentos, deslizamentos e muitas complicações. De acordo com o coordenador da Defesa Civil de Mimoso do Sul, Leonardo Ferreira, grande parte da cidade está sem sinal de telefone e internet.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe do nosso grupo de notícias no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

"Acordamos com o nível do rio muito alto e várias ruas alagadas. Foi atingido um nível nunca visto antes. Estamos sem sinal de internet e telefone. Ainda estamos trabalhando e imaginamos o grande caos que está, tanto no interior, quanto na sede do município", disse.

Foto: Giovani Pagotto/Governo-ES

O coordenador afirmou que pelo menos 35 pontes foram arrancadas pela força da água acumulada. Até mesmo prédios públicos foram invadidos pelos alagamentos.

"Já temos relatos de mais de 35 pontes arrancadas, vários pontos de interdições. O comércio está totalmente fechado. O CRAS foi invadido pela água, a prefeitura, batalhão da Polícia Militar, está tudo fechado", explicou. 

Segundo Leonardo, há várias pessoas desabrigadas ou desalojadas na cidade. No entanto, ainda não é possível mensurar a quantidade, pois os atendimentos ainda estão em andamento.

Foto: Reprodução

O boletim da Defesa Civil estadual, divulgado na manhã desta quarta, mostra que houve registro de queda de árvore, atingindo uma residência no bairro Vista Alegre.

O Rio Muqui do Sul e os córregos Santa Marta Belmonte e Serra extrapolaram a capacidade de retenção de suas águas, ou seja, extrapolou-se a cota de inundação desses rios. 

Leia também: Deslizamentos e alagamentos: mais de 20 cidades do ES estão sob risco alto ou moderado

As chuvas intensas persistiram por um período superior há 1 hora. Como resultado, vários bairros do município foram afetados pela inundação, ficando várias famílias desabrigadas e desalojadas.

Governador acompanha situação de perto

O governador Renato Casagrande, visitou, na manhã desta quarta-feira (25), o município de Mimoso do Sul. Com a situação causada pelas chuvas, Casagrande anunciou a adoção de medidas emergenciais, como o envio de materiais de limpeza e higiene, além de colchões e maquinário.

Giovani Pagotto/Governo-ES
Giovani Pagotto/Governo-ES
Giovani Pagotto/Governo-ES

"Vamos realizar três etapas aqui em Mimoso: ação humanitária, obras emergenciais e obras estruturantes. Vamos entregar, já de forma emergencial, materiais de limpeza, colchões, itens de higiene pessoal e cestas básicas para atender as pessoas afetadas. Também estamos fazendo um plano emergencial para que a gente possa repassar recursos a Prefeitura para a execução de obras emergenciais, como a desobstrução de vias e até construção de alguma ponte que tenha sido prejudicada”, afirmou o governador.

Casagrande falou também sobre a criação de um fundo estadual no valor de R$ 200 milhões para auxiliar os municípios no enfrentamento de eventos climáticos extremos e de outras ações do Governo do Estado.

“Temos ainda o Alerta ES, que montamos dentro da nossa Defesa Civil Estadual e está conectada com as Defesas Civis municipais. Para que a gente possa salvar vidas dos capixabas, como foi o caso aqui em Mimoso do Sul", pontuou.







Pontos moeda