Geral

Instituto renova alertas de perigo para chuvas intensas no ES

Os avisos, de perigo e potencial perigo, foram emitidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e são válidos até a manhã desta quinta-feira (1)

Maria Clara Leitão

Redação Folha Vitória
Foto: Folha Vitória

O tempo virou na Grande Vitória no início da tarde desta quinta-feira (12) e a chuva já começa a chegar em algumas regiões, acompanhada de raios e trovoadas. A tendência é que esta condição no tempo continue na sexta (13) na maior parte do Espírito Santo.

Foram renovados nesta tarde os alertas de chuva emitidos na quarta-feira (10) pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Um é válido para todos os municípios capixabas e o segundo em especial para a Região Sul do Espírito Santo. 

Os novos avisos, de perigo e potencial perigo, foram emitidos nesta quinta-feira (12) e são válidos até a manhã desta sexta-feira (13). 

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe do nosso grupo de notícias no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

O primeiro alerta, de perigo potencial, indicado na cor amarela, é válido para todos os municípios capixabas. Nessa cidades, há risco de chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia e de ventos intensos (40-60 km/h). 

Além disso, há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Já o segundo alerta, de perigo, na cor laranja, é válido para 12 municípios da região Sul (veja a lista abaixo). Segundo o instituto, há risco de chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/ dia e ventos intensos entre 60 e 100 km/h. 

Apiacá
Bom Jesus do Norte
Brejetuba
Dores do Rio Preto 
Guaçuí
Ibatiba
Ibitirama
Irupi
Iúna
Mimoso do Sul 
Muniz Freire 
São José do Calçado 
Pontos moeda