Dino (divulgador de notícias)

Geral

Otimização de processos é tendência tecnológica para 2023

Centralizar soluções de planejamento estratégico e financeiro em uma plataforma é opção de diferencial

Foto: Divulgação/DINO

Com o relatório “Top strategic technology trends 2023”, divulgado em outubro de 2022 pela consultoria americana Gartner, apresentando que a otimização de processos como um dos pilares essenciais a serem implantados por empresas no próximo ano, a tecnologia pode ir além de uma tendência, tornando-se uma importante aliada para organização interna.

Esta pesquisa aponta os principais rumos tecnológicos para este ano, que podem servir como base para empresas se destacarem e repensarem suas estratégias para o futuro. São três atitudes que permeiam estas tendências: otimizar, dimensionar e pioneirismo. Isto sem deixar de levar em consideração um dos temas mais importantes citados pela Gartner, que é a sustentabilidade e o impacto deixado como legado às próximas gerações. Ainda, constam na pesquisa outros itens a serem observados, como metaverso, superapps, inteligência artificial adaptável, gestão de confiança e engenharia de plataforma, entre outros. 

De acordo com o CEO da Scoreplan, João Paulo Colleoni, toda maneira de fazer uso da tecnologia para criar um planejamento assertivo é especialmente observado na área de IndTech. Este setor abrange startups que proporcionam soluções tecnológicas para a indústria otimizar seu fluxo de trabalho e aumento da produtividade. “Centralizar em uma única solução as estratégias, indicadores, projetos, ações, riscos e orçamentos possibilita uma gestão dos planejamentos empresariais disponível em qualquer lugar, momento e dispositivo”, afirma.

Uma plataforma que permita que negócios realizem planejamentos essenciais, definindo objetivos e acompanhando de perto o desenvolvimento que vai transformando ideias em resultados pode ser um diferencial. Segundo dados da Scoreplan, por meio de pesquisa interna entre clientes, é possível otimizar processos como redução no tempo de preparação e coleta de informações para o planejamento estratégico em mais de 90%, além de 80% de melhoria nas entregas das ações e atingimento de metas, 85% de eficiência nas análises e tratamento de desvios de metas e cerca de 70% de redução nas entregas de ações atrasadas ou não executadas. 

“Planejamento estratégico e financeiro é fundamental para o crescimento sustentável de uma empresa, proporcionando bom funcionamento do negócio e da sua saúde financeira, além da utilização adequada de recursos, entre outros benefícios. Soluções tecnológicas voltadas para a aplicação de metodologias que facilitem a definição e a execução dos planos de ação orientadas a dados ampliam bons resultados”, explica Colleoni.

Pontos moeda