Geral

Prainha de Vila Velha será revitalizada depois da Festa da Penha

Projeto de remodelação do sítio histórico inclui palco e área para eventos, parque infantil, espaço gastronômico, pista de caminhada e corrida, além de área pet

Marcelo Pereira

Redação Folha Vitória
Foto: Reprodução/ Prefeitura de Vila Velha
Projeto de revitalização da Prainha de Vila Velha que inclui novas áreas de lazer e palco para grandes eventos

A Prainha de Vila Velha, local histórico onde começou a colonização europeia no Espírito Santo no século XVI, vai passar por uma revitalização que vai transformá-la num grande point cultural e turístico.

Segundo o projeto apresentado pelo prefeito Arnaldinho Borgo (Podemos) no último domingo (22), as obras incluem área exclusiva para grandes eventos como shows e apresentações culturais, pista de caminhada e corrida, parquinho infantil, área gastronômica, academia, área de piquenique e circulação, banheiros de alvenaria, espaço pet e até uma fonte interativa de águas dançantes.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe do nosso grupo de notícias no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

As intervenções, segundo a prefeitura da cidade, tem previsão de início após a Festa da Penha deste ano. Mas tudo dependerá de trâmites burocráticos. Já está aberto um processo de licitação para escolha da empresa responsável. 

O investimento, com recursos próprios e do Governo do Estado, é de R$ 10.296.311,64. As obras devem durar seis meses e vão abarcar um espaço de 32.799,60 m². A escolha da empresa será feita em 17 de fevereiro.

A obra será dividida em duas partes. A primeira vai ocorrer em toda a área não ocupada da Prainha, ou seja, a parte onde não há construções atualmente. 

A segunda parte das intervenções contemplará a área gastronômica e a colônia de pesca que funciona no local. Essa segunda parte será ainda debatida com os profissionais que atuam na região.

Deque de madeira e espaço pet 

Na concepção da Prefeitura de Vila Velha, o espaço vai acomodar a grande demanda de eventos que ocorrem na área, ao mesmo tempo que proporciona atividades para o dia a dia de moradores como as pistas de caminhada e ciclovia ao redor do parque. 

Foto: Prefeitura de Vila Velha / Felix Falcão
Palmeiras imperiais fazem parte da paisagem da Prainha de Vila Velha

A intenção é proporcionar um local com infraestrutura que beneficie atividades que englobem famílias como ampla área de food e beer trucks para alimentação, espaço para motor homes, parque infantil, academia popular e plataforma multi estação, espaço pet cercado, grandes áreas gramadas para a realização de piqueniques e uma fonte interativa com águas dançantes.

Foto: Adessandro Reis/ PMVV
Construída em 1535, a Igreja de Nossa Senhora do Rosário na Prainha é a mais antiga do Espírito Santo e uma das três mais antigas do país.

O projeto vai dialogar com o entorno da Prainha, tendo as palmeiras imperiais criando, visualmente, um corredor até o eixo histórico da Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário. Construída em 1535, a igreja é a mais antiga do Espírito Santo e uma das três mais antigas do país.

Será instalado um extenso deque de madeira com mosaico central valorizando a arte capixaba e pórticos geométricos com leds, que convidam o visitante a percorrer todo o parque.

A orla será totalmente reformulada para uma área de estar com mais segurança e iluminação, onde se localiza um letreiro de Vila Velha. Também foram inseridos pontos de ônibus, estações para bicicletas compartilhadas no projeto Bike VV, banheiros e área de embarque e desembarque próximo à futura estação do Aquaviário, para auxiliar o fluxo de pessoas que diariamente irão deslocar-se nessa região.

Ocupação de bolsonaristas durou dois meses

O local, que atualmente, acolhe uma colônia de férias para crianças mantida pela prefeitura da cidade e já foi ponto de uma vila natalina no último mês de dezembro, passou por um processo de degradação, quando foi ocupada por golpistas bolsonaristas que não aceitavam a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como presidente de Brasil, derrotando Jair Bolsonaro (PL).

LEIA TAMBÉM: Famílias de Vila Velha recebem móveis doados por projeto

Eles montaram acampamento em frente ao 38º Batalhão de Infantaria do Exército no dia 31 de outubro. Com pautas antidemocráticas e ilegais, os integrantes instavam que as Forças Armadas dessem um golpe desrespeitando o resultado das eleições. 

Foto: Reprodução
Bolsonaristas degradaram a área da Prainha de Vila Velha deixando lixo e entulho

A estrutura foi desfeita somente em 9 de janeiro, após atos terroristas provocados  por bolsonaristas que destruíram as sedes dos Três Poderes, em Brasília, e atendeu a uma ordem de dissolução total, em no máximo 24h, dos acampamentos antidemocráticos no entorno de quartéis em todo o País, emitida pelo ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes. Dois homens chegaram a ser presos durante o desmonte.

A Prefeitura de Vila Velha realizou um mutirão para limpar a área da Prainha que ficou com acúmulo de lixo, entulho e o gramado destruído. Após a saída 

O local representa a origem da História do Espírito Santo pela ótica dos colonizadores europeus. Foi na Prainha que chegou o primeiro donatário da Capitania do Espírito Santo, Vasco Fernandes Coutinho (1488-1561), que aportou no dia 23 de maio de 1535 com a sua nau Glória. 

Com ele e sua família, estava uma tripulação de 60 portugueses, que deram início à colonização portuguesa do Espírito Santo. Entre os que desembarcaram nesse dia estava o seu amigo Duarte Lemos (1480-1558), que foi presenteado com a Ilha de Vitória, que viria a ser a sua fazenda.

Pontos moeda