Geral

Proibição de ambulantes perto de quiosques da Curva da Jurema cria polêmica

Segundos os vendedores, a Prefeitura de Vitória sugeriu que eles fossem para uma região perto do Iate Clube. Administração informou que está aberta ao diálogo

Foto: Reprodução TV Vitória

Vendedores ambulantes de Vitória receberam uma notificação nada animadora para o verão. Eles estão proibidos de trabalhar próximo aos quiosques da praia da Curva da Jurema, em Vitória. A notícia não agradou nem os trabalhadores nem os banhistas.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe do nosso grupo de notícias no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Trabalhando há 27 anos como vendedora ambulante na Curva da Jurema, Irandi Rodrigues foi surpreendida na semana passada por dois avisos da prefeitura. Um com a regulamentação da atividade na praia e outro que proíbe a presença de vendedores ambulantes a menos de 200 metros dos quiosques

"Ontem mesmo, já chegando a data da gente sair, eu comecei a me sentir mal. Eu tenho um esposo, mas o salário dele não dá para custear tudo. Ele paga o plano de saúde, me ajuda comprando meus remédios e eu tenho que ajudar também", disse a vendedora.

Segundos os ambulantes, a Prefeitura de Vitória sugeriu que eles fossem para a outra ponta da praia, em uma região próxima ao Iate Clube, mas, segundo eles, o ponto é pouco frequentado pelos banhistas e já há trabalhadores atuando no local.

Foto: Reprodução TV Vitória

Outro vendedor antigo é Benedito Ferreira dos Santos. Ele conta que é nessa época do ano que as vendas aumentam e por isso ele espera uma solução, o mais rápido possível.

"Aqui a gente não atrapalha em nada. O pessoal que frequenta essa praia gosta da gente aqui, porque a gente sabe atender bem. Não é a toa que estamos aqui todo esse tempo. Vinte e cinco anos não são 25 dias", afirmou o trabalhador.

Os ambulantes da Curva da Jurema não tiveram a licença renovada para trabalhar no local. Os banhistas são contra as restrições impostas aos trabalhadores.

"Você vem com sua cadeira, com sua sombrinha, você precisa de um ambulante para ter uma acessibilidade maior e aí você se depara com essa situação. Eu acho que não está legal", disse uma banhista.

Proibição é válida desde 2015

Segundo a Prefeitura de Vitória, a proibição vale desde 2015. Um decreto publicado na época definiu regras para os quatro polos gastronômicos da cidade, incluindo a Curva da Jurema, conforme informou a secretaria de Desenvolvimento da Cidade e Habitação de Vitória, Anna Claudia Peyneau.

"Desde esse tempo, os ambulantes que estão postos ali não conseguem, por exemplo, renovar suas licenças ou mesmo tirar as licenças", disse.

A secretária informou ainda que o município vai dialogar com os ambulantes e que, por enquanto, eles podem continuar na região.

"A ideia não é impedir ou cercear o trabalho das pessoas, mas sim a gente chegar em um diálogo e uma relação de entender todos os lados e chegar em um caminho adequado para resolvermos especificamente a questão da Curva da Jurema, que tem essa situação a mais", apontou a secretária.

* Com informações do repórter Rodrigo Schereder, da TV Vitória/Record TV.

Pontos moeda