Dino (divulgador de notícias)

Geral

Telerradiologia pode otimizar exames de imagem

Dentro da telessaúde, a telerradiologia tem se mostrado uma das soluções mais inovadoras no segmento de medicina diagnóstica. Entenda como a telerradiologia pode otimizar exames de imagem.

Foto: Divulgação/DINO

Dentro da telessaúde, a telerradiologia tem se mostrado uma das soluções mais inovadoras no segmento de medicina diagnóstica. Voltada para garantir o equilíbrio entre tempo e qualidade de serviços, a tecnologia também contribui para promoção de acesso à saúde, acelerar processos e reduzindo filas de espera no país. Até porque a saúde pública brasileira possui um histórico desafiador, acumulando longas filas de espera para que todos recebam atendimento médico adequado. Tanto que estudo realizado em 2022 pela Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), mostra que o SUS (Sistema Único de Saúde) contava, então, com uma fila de mais de 1 milhão de procedimentos em espera entre cirurgias, consultas com especialistas e exames. A análise aponta, porém, a otimização de processos como um fator primordial para garantir a qualidade na prestação de serviços e, consequentemente, o acesso da população à saúde.

E justamente na busca de tornar o processo diagnóstico mais ágil e preciso surgiu a telerradiologia, instituída como prática médica pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), em 2009. Esta vertente da medicina diagnóstica consiste em realizar exames, avaliar resultados e emitir laudos à distância, por meio de um centro técnico especializado. A proposta é reduzir o tempo de disponibilização do laudo para o paciente e o médico, ajudando a iniciar o tratamento o quanto antes.

A telerradiologia tem se mostrado um avanço importante no cuidado ao paciente e as inovações tecnológicas da área aumentam ainda mais a confiabilidade dos laudos, como explica o Dr. Augusto Romão, médico radiologista e CEO da One Laudos. “A tecnologia abarcada na telerradiologia permite maior eficiência para os hospitais e mais segurança para o paciente. Os sistemas com inteligência artificial e equipamentos de última geração permitem que os médicos possam realizar a identificação das menores lesões e tumores de forma precisa”, afirma o especialista.

Além da confiabilidade, o tempo da emissão dos laudos é otimizado, de acordo com Romão.  “A emissão de laudos precisa ser eficiente, já que a saúde do paciente depende disso. Com o auxílio das tecnologias disponíveis, é possível disponibilizar os laudos em até duas horas para casos de urgência e 48 horas para laudos de rotina”, enfatiza.

Com a agilidade do resultado, é possível realizar o tratamento rapidamente, o que auxilia o processo nos casos emergenciais. Segundo o CEO da One Laudos, as análises acontecem assim que o exame é realizado. “As imagens chegam na central 24 horas, que agiliza todo o processo, garantindo que o resultado seja emitido o mais rápido possível. Para os pacientes, o acesso aos resultados também é facilitado: hoje é possível acessá-los por qualquer dispositivo que tenha internet, sem sair de casa”, diz. Entre os benefícios da telerradiologia para o sistema de saúde, está o controle da demanda por atendimento médico.

Pontos moeda