Geral

Viação Grande Vitória entra em recuperação judicial

Segundo a empresa, fatores como guerra na Ucrânia e a pandemia foram agravantes para que a companhia chegasse ao atual cenário

Foto: Divulgação

A Viação Grande Vitória, empresa que integra o Sistema Transcol, entrou em recuperação judicial. O pedido, protocolado em dezembro de 2022, foi aceito pela Justiça na primeira quinzena de janeiro. Entre as justificativas da companhia estão crise da pandemia de covid-19 e a Guerra na Ucrânia.

Em comunicado enviado ao mercado, a empresa informa a respeito da recuperação judicial, sem mencionar valores. Porém, documento obtido pela reportagem do Folha Vitória mostra que a dívida com os credores ultrapassa R$ 99,2 milhões.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe do nosso grupo de notícias no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Com mais de 50 anos de história, a Viação Grande Vitória tem 800 empregados e atualmente é responsável pelo transporte diário de quase 11% dos passageiros que circulam pela Região Metropolitana.

Leia também: Recuperação judicial: entenda prática que pode salvar empresas da falência

No comunicado ao mercado, a empresa destrinchou os motivos que a levaram a fazer o pedido de proteção junto à Justiça. 

Entenda as justificativas da Viação Grande Vitória

Pandemia e gestão estadual

De acordo com a Viação Grande Vitória, após o governo do Espírito Santo reconhecer a calamidade pública gerada em virtude da pandemia de covid-19 e implantar o "lockdown horizontal", a companhia foi fortemente impactada com a queda de quase 40% no quantitativo de passageiros pagantes. Número que, segundo a empresa, até hoje não foi recuperado.

Ainda durante os períodos mais caóticos da pandemia, além da redução no número de passageiros, outros fatores também colaboraram para um aumento no prejuízo da receita, como elevação nos custos de operação, aumento de salário dos funcionários e aumento no valor de combustíveis. Tudo isso, somado à queda na arrecadação, intensificou os prejuízos da companhia.

Integração Sistema Municipal x Sistema Transcol

Ainda no comunicado, a Viação Grande Vitória afirma que "o grande lapso de tempo para acontecer a integração do Sistema Municipal de Vitória ao Sistema Transcol" também afetou negativamente os serviços da companhia.

Tendo em vista que a implementação do formato estava prevista para ter início do 2018, porém, só se concretizou em maio de 2021.

Guerra na Ucrânia

Diante do cenário de guerra entre Ucrânia e Rússia, a companhia ressalta que a disputa impactou o setor no Espírito Santo. Isso porque o preço do diesel foi fortemente atingido com um drástico aumento no valor e o componente é o "principal insumo da operação", segundo diz o comunicado da companhia.

Prazo de 60 dias para apresentar plano de recuperação judicial

O pedido de proteção por parte da empresa foi aceito pela Justiça no dia 11 de janeiro. A decisão foi proferida pelo titular da Vara de Recuperação Judicial e Falência do Juízo de Vitória, juiz Marcos Pereira Sanches.

No documento, ele determina que um plano de recuperação judicial seja entregue em até 60 dias. Caso contrário, o pedido poderá ser convertido em falência.

"A empresa teve deferido o seu pedido de Recuperação Judicial, e irá apresentar seu Plano de Recuperação no prazo da lei, e desta forma ultrapassar a etapa crítica no menor prazo possível", diz a viação no comunicado direcionado ao mercado.

*A reportagem não havia localizado representantes da Viação Grande Vitória para comentar o caso quando esta reportagem foi publicada. Confira agora a entrevista   exclusiva que a Viação deu para a coluna Mundo Business

Pontos moeda