Geral

China e Argentina fecham acordo para construção de usinas nucleares

Redação Folha Vitória

Pequim - A presidente da Argentina, Cristina Fernandez de Kirchner, aproveitou a viagem à China para assinar uma série de acordos entre os dois países, entre eles a construção de duas usinas nucleares no país sul-americano.

Segundo Kirchner, que se encontrou com o presidente Xi Jinping, o acordo prevê também a transferência de tecnologia chinesa, e significa "um caminho para o aprofundamento da nosso relacionamento estratégico."

O gigante asiático também ajudará a construir ferrovias e barragens. Ao todo, foram 15 acordos assinados nas áreas de mídia, energia, tecnologia espacial, finanças, tecnologia de comunicações e passaportes.

"Ambos os lados estão comprometidos a fortalecer a cooperação em diversos campos, especialmente no desenvolvimento de infraestrutura básica (...) e em um comércio bilateral estável", afirmou Xi.

A China tem procurado fortalecer sua presença na América Latina, e empenhou cerca de US$ 250 bilhões em investimentos na região nos próximos cinco anos. A política de aproximação, assim como na África, busca fortalecer a estatura geopolítica do país. Fonte: Associated Press.

Pontos moeda