Geral

França e Alemanha estão comprometidas em garantir cessar-fogo na Ucrânia

Redação Folha Vitória

Paris - O presidente francês, François Hollande, disse nesta quinta-feira que a França e a Alemanha estão comprometidas em garantir a implementação de um acordo para acabar com os combates entre Ucrânia e separatistas apoiados pela Rússia.

Junto com a chanceler alemã, Angela Merkel, ao fim de uma maratona de negociações, Hollande disse que o acordo alcançado nesta manhã exige um cessar-fogo, a retirada das armas pesadas das linhas de frente do conflito e a retomada do comércio com a Ucrânia oriental.

A execução do acordo, no entanto, pode ser um desafio. Um pacto diplomático anterior entre Kiev e os separatistas foi quebrado, diante de confrontos em solo.

"A chanceler alemã e eu nos comprometemos a verificar a implementação deste acordo", disse Hollande. Kiev também concordou com a "descentralização" do poder político, afirmou.

Não há nada de concreto, "mas esta é uma esperança séria para a Ucrânia e um alívio para a Europa". O líder francês também procurou amenizar as tensões com o presidente russo, Vladimir Putin, agradecendo-lhe por seu papel nas negociações de Minsk. Putin "colocou tanta pressão quanto necessária sobre os separatistas", disse Hollande. Fonte: Dow Jones Newswires.

Pontos moeda