Geral

Sem acordo, garis de Vila Velha não descartam nova greve. Lixo continua nas ruas

Não houve acordo entre o Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Asseio, Conservação e Limpeza Pública (Sindilimpe/ES) e as empresas Corpus Saneamento e Vital Engenharia

Em Coqueiral de Itaparica, o lixo de um condomínio ficou acumulado na avenida Santa Leopoldina, uma das principais do bairro. Foto: WhatsApp/Thiago Nunes

O lixo vai continuar nas ruas de Vila Velha. Em nova audiência realizada nesta segunda-feira (23) no Tribunal Regional do Trabalho do Espírito Santo (TRT-ES) não houve acordo entre o Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Asseio, Conservação e Limpeza Pública (Sindilimpe/ES) e as empresas Corpus Saneamento e Vital Engenharia. A reunião contou com a presença de representantes do Ministério Público do Trabalho e do secretário de serviços urbanos de Vila Velha José Eliomar Rosa Brizolinha.

Foi dado um prazo de 72 horas para o sindicato dos trabalhadores se manifestar, e igual prazo para o Ministério Público do Trabalho dar um parecer. O Sindilimpe afirmou que durante essas 72 horas não haverá paralisação. Após esse prazo, não está descartada nova greve da categoria.

Após as contestações, o processo seguirá para o relator, desembargador Gerson Novais. O julgamento será marcado e poderá acontecer no dia 4 de março.

As empresas afirmam que as demissões são consequência da redução nos contratos feita pelo Município. Já foram demitidos 126 trabalhadores, e outros 47 vão receber o aviso-prévio. 

Durante a audiência, que durou três horas, o sindicato dos trabalhadores propôs a suspensão do envio dos avisos-prévios por 15 dias, o que não foi aceito pelas empresas. Também foi rejeitada a proposta feita pelo desembargador Marcello Mancilha, para que novas demissões fossem suspensas até o julgamento do dissídio.

Acordo está suspenso

Terminou na quinta-feira (19) a greve dos garis, no município de Vila Velha. Houve um acordo entre o Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Asseio, Conservação e Limpeza Pública (Sindilimpe/ES) e as empresas de limpeza durante reunião no Tribunal Regional do Trabalho (TRT).

Justiça tinha determinado 70% da coleta em Vila Velha

Na sexta-feira (13) foi decidido pelo desembargador do Tribunal Regional do Trabalho do Espírito Santo (TRT-ES) Gerson Fernando da Sylveira Novais, que os funcionários da limpeza pública teriam de manter 70% da coleta de lixo residencial e comercial e 100% do recolhimento de lixo hospitalar. 

A Prefeitura Municipal de Vila Velha informou por meio de nota que as empresas responsáveis pela limpeza pública foram notificadas a prestarem esclarecimentos sobre as paralisações sob pena de aplicação das penalidades previstas na Lei 8.666/93.

Manifestações

Dezenas de trabalhadores da limpeza urbana de Vila Velha realizam uma manifestação na manhã de quinta-feira (12). Eles fizeram uma passeata que saiu da frente da empresa Corpus, localizada no bairro Divino Espírito Santo, em Vila Velha, e seguiu até a Prefeitura do município. O ato é um protesto contra as demissões que ocorreram nas empresas Vital, Serdel e na própria Corpus que deixaram cerca de 200 trabalhadores sem emprego. Como não houve acordo, os serviços foram paralisados em toda a cidade.

Pontos moeda