Geral

Líder da oposição israelense pede a Netanyahu que cancele discurso nos EUA

Redação Folha Vitória

Jerusalém - Isaac Herzog, líder do partido israelense Avodá, de oposição, comanda uma campanha que pede ao primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, que não discurse no Congresso norte-americano na próxima semana. O discurso foi arranjado por congressistas republicanos sem o conhecimento da Casa Branca. O fato causou tensão entre Israel e seu mais importante aliado, os Estados Unidos.

"Vou falar mais uma vez para Netanyahu: Pare com isso. Já chega. Você não vai. Não vá. Você vai causar problemas para Israel e a relação do país com os Estados Unidos", disse Herzog em uma coletiva de imprensa.

Netanyahu declarou que está determinado a falar diante do Congresso contra um possível acordo nuclear iraniano que os Estados Unidos lideram e pretendem firmar.

O primeiro-ministro israelense acusou as potências mundiais de negligenciarem o perigo que representa a fabricação de armas nucleares pelo Irã. O secretário de Estado norte-americano, John Kerry, questionou publicamente o julgamento de Netanyahu sobre a questão e a assessora de Segurança Nacional, Susan Rice, declarou que o discurso de Netanyahu será "destrutivo" para a relação entre Israel e os Estados Unidos. Fonte: Associated Press.

Pontos moeda