Líderes chegam a Minsk para importantes negociações de paz sobre Ucrânia

Geral

Líderes chegam a Minsk para importantes negociações de paz sobre Ucrânia

Redação Folha Vitória

Minsk, Bielorrússia - Os líderes da França, Alemanha, Rússia e Ucrânia se dirigiram para a capital da Bielorrúsia nesta quarta-feira para importantes negociações de paz sobre o conflito no leste da Ucrânia.

As conversações, intermediadas pela chanceler alemã Angela Merkel e pelo presidente francês François Hollande, têm como objetivo negociar um acordo para encerrar as hostilidades entre tropas ucranianas e separatistas pró-Rússia. O conflito deixou mais de 5.300 mortos desde abril.

Antes das negociações, Merkel e Hollande visitaram Kiev e Moscou na semana passada, para conversar com o presidente ucraniano Petro Poroshenko e com seu homólogo russo, Vladimir Putin.

"O mundo todo está esperando para ver se a situação se encaminha para uma redução dos conflitos, retirada de armas, cessar-fogo ou....sairá do controle", disse Poroshenko após chegar em Minsk.

Os líderes europeus advertiram que não há garantias de que um acordo será alcançado com Moscou. O Ocidente diz que a Rússia alimenta a insurgência com o envio de tropas e armas. Alemanha e França tentam evitar um aumento dos combates.

Autoridades rebeldes disseram que na cidade de Donetsk, controlada pelos separatistas, cinco pessoas foram mortas e nove ficaram feridas num ataque nesta quarta-feira contra um terminal de ônibus, onde um repórter da Associated Press viu um corpo. Em Kiev, autoridades locais informaram que 19 soldados foram mortos e 78 ficaram feridos num dia de combates em Debaltseve, entroncamento ferroviário no leste ucraniano. Fonte: Associated Press.