Líderes da França e da Alemanha vão para Ucrânia apresentar iniciativa de paz

Geral

Líderes da França e da Alemanha vão para Ucrânia apresentar iniciativa de paz

Redação Folha Vitória

Paris - Os líderes da França e da Alemanha levam uma nova iniciativa de paz para as capitais ucraniana e russa nesta quinta-feira, em meio a um fluxo de ações diplomáticas de alto nível para encerrar o que o presidente francês François Hollande chamou de uma situação crítica na Europa.

Hollande disse que ele e a chanceler alemã Angela Merkel viajarão para Kiev nesta quinta-feira e depois para Moscou, no dia seguinte, com uma proposta "baseada na integridade territorial da Ucrânia". Num sinal da importância da iniciativa e da urgência da situação, esta será a primeira visita de Merkel a Moscou desde que o conflito na Ucrânia teve início, um ano atrás.

"Com Angela Merkel partiremos para Kiev neste tarde para apresentar uma novo proposta de resolução", afirmou Hollande, que advertiu que os esforços para a busca de uma solução diplomática "não podem se prolongados indefinidamente".

"Não poderá ser dito que França e Alemanha, juntas, não tentaram de tudo, não usaram de todos os meios, para preservar a paz", declarou Hollande.

O secretário de Estado norte-americano John Kerry também está na Ucrânia para mostrar apoio ao governo.

"Tendo em vista o agravamento da violência nos últimos dias, a chanceler e o presidente Hollande estão intensificando seus esforços para um acordo pacífico sobre o conflito no leste da Ucrânia", declarou o porta-voz de Merkel, Steffen Seibert, em comunicado divulgado em Berlim. Fonte: Associated Press e Dow Jones Newswires.